5 benefícios do pensamento crítico e por que eles são importantes

17 de maio de 2021


A ideia de pensamento crítico é referenciada há séculos. Uma das primeiras metodologias que podemos citar é a que leva o nome do filósofo grego Sócrates: o método socrático data do século V a.C. Depois de passar por Galileu, Albert Einstein, Bertrand Russell e incontáveis ​​outros nomes, percebemos que a prática de exaltar os benefícios do pensamento crítico tem milhares de anos. Mas, afinal, o que o torna um conjunto de habilidades tão admirado? De que forma o pensamento crítico realmente beneficia os indivíduos e reflete no desempenho escolar?   

O pensamento crítico reforça a capacidade de resolução de problemas

Aqueles que pensam criticamente tendem a ser solucionadores de problemas instintivos. Esta é, provavelmente, a habilidade mais importante que podemos ajudar nossos estudantes a desenvolver. As crianças de hoje são os líderes de amanhã e enfrentarão desafios complexos usando a capacidade de pensamento crítico para criar soluções criativas. 

O desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico nos prepara para enfrentar o mundo de frente. Afinal, os estudantes estão herdando questões como aquecimento global, superpopulação, crises de energia e muitas outras. Como esses desafios continuam a mudar e crescer à medida que o mundo se transforma ao seu redor, as melhores mentes necessárias para resolvê-los serão aquelas preparadas para pensar de forma criativa e divergente para produzir soluções inovadoras e duradouras. A capacidade de pensamento crítico faz tudo isso e muito mais.

Incentiva a curiosidade

A curiosidade existe para nos ajudar a obter uma compreensão mais profunda, não apenas do mundo que nos rodeia, mas das coisas que importam em nossa experiência desse mundo. Isso se estende aos temas ensinados na escola e também ao que é considerado relevante no dia a dia. Pensadores críticos eficazes permanecem curiosos sobre uma ampla gama de tópicos e, geralmente, têm interesses amplos. Eles mantêm a curiosidade sobre o mundo e sobre as pessoas, têm uma compreensão e apreciação pelas culturas, crenças e pontos de vista que são uma qualidade compartilhada de nossa humanidade. Isso também faz parte do que os torna aprendizes ao longo da vida. Como os pensadores críticos são curiosos por natureza, as oportunidades de aplicar as habilidades de pensamento crítico estão ao seu redor a todo momento. O desejo de pensar criticamente, até mesmo sobre as questões e tarefas mais simples, indica um desejo por resultados construtivos.

Aumenta a criatividade

Quais habilidades são mais importantes para crianças e jovens desenvolverem além da escola? A criatividade, talvez, estará na maioria das respostas. Pensadores críticos eficazes costumam também ser amplamente criativos. A criatividade se definiu como uma habilidade necessária para se ter na força de trabalho colaborativa moderna. O pensamento crítico em negócios, marketing e alianças profissionais, por exemplo, depende muito da capacidade de ser criativo. Em vez de argumentar sobre as limitações, as mentes criativas perguntam “como” ou “por que não?” Isso se aplica a estudantes de todas as idades e, embora os riscos intelectuais que qualquer pensador crítico assuma criativamente também sejam sensatos, essa pessoa quase nunca teme sair de sua zona de conforto. 

SAIBA MAIS: Como despertar a aprendizagem criativa?

Promove a independência

Fazer com que os estudantes comecem a pensar independentemente é um dos muitos objetivos da educação. Quando pensam por si próprios, também aprendem a se tornar independentes. As habilidades de pensamento independente estão na vanguarda do aprendizado de como ser não apenas um grande pensador, mas também um grande líder. Elas ensinam a entender o mundo com base na experiência e observação pessoal e a tomar decisões críticas bem informadas da mesma maneira. Como tal, todos ganham confiança e capacidade de aprender com os erros à medida que constroem uma vida produtiva e bem-sucedida.

O desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico sólidas prepara os alunos para enfrentar problemas complexos que importam para o mundo. Quando pensamos criticamente, pensamos de maneira autodirigida. Nosso pensamento é disciplinado e, portanto, adquire-se uma mentalidade de autocorreção. Isso também significa que essas fortes habilidades de pensamento proativo se tornam uma segunda natureza à medida que continuamos a desenvolvê-las por meio do aprendizado e da experiência.

É uma habilidade para a vida além do desempenho escolar

Como boa parte dos professores sabem, o que é feito com paixão todos os dias prepara os estudantes não apenas para o tempo na sala de aula, mas para o sucesso e o bem-estar quando os anos de formação terminam. O pensamento crítico é conhecido por englobar uma ampla gama de disciplinas e por cultivar talentos cognitivos. Pode-se realmente dizer que é uma atividade para a mente e esta deve ser exercitada como um músculo para se manter saudável. Entre muitas outras coisas, a metodologia promove o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, pensamento analítico, habilidades avaliativas, pensamento lógico,  habilidades organizacionais e de planejamento, habilidades de linguagem, capacidade auto-reflexiva, habilidades de observação, etc. Essa lista poderia ser facilmente expandida para incluir outras questões, mas isso dá uma ideia do que está sendo desenvolvido e aprimorado quando optamos por pensar criticamente em nossas vidas diárias.