5 dicas para iniciar o ano letivo

12 de janeiro de 2022


Já já será o início de um novo ano letivo e é natural sentir uma mistura de empolgação e apreensão, especialmente depois de tudo o que a pandemia de Covid-19 trouxe. Nos últimos dois anos, a educação como conhecíamos foi interrompida. À medida em que os alunos voltam à escola, remediar a perda de aprendizagem é uma alta prioridade para educadores e líderes escolares que anseiam por boas dicas para iniciar o ano letivo. 

Dicas para iniciar o ano letivo e construir uma cultura escolar positiva 

As primeiras semanas da transição para o aprendizado em tempo integral serão críticas. Alguns alunos podem ter perdido mais de um ano de escola e talvez não estejam muito ansiosos para voltar. Será preciso conquistá-los e, para ajudar, separamos cinco dicas para iniciar o ano letivo com qualidade. Vamos conferir?

Preparando professores para o ano que se inicia

Mais do que nunca, os professores contarão com os líderes de suas escolas para equipá-los com as ferramentas necessárias e atender às diversas preocupações dos estudantes e suas famílias. Independentemente da experiência de reabertura de sua escola, entre as dicas para iniciar o ano letivo da melhor forma, esta é prioritária, já que, entre os desafios, podemos esperar as necessidades de saúde emocional dos alunos e nem sempre o professor está preparado para lidar com este tema.

É importante, aos líderes e professores fazerem perguntas como:

  • Como faço para criar planos de aula que levem em consideração tudo o que os alunos enfrentaram, mantendo os padrões de excelência?
  • Como posso estar presente com meus alunos quando meu próprio bem-estar emocional foi afetado?
  • Como posso dar aos educadores as ferramentas para ajudá-los a serem habilidosos e compreensivos? 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Semana de 22, como relembrar a data em uma aula criativa? 

Planejar com antecedência

As turmas, provavelmente, estão com as emoções à flor da pele de diferentes maneiras no primeiro dia de aula, de felizes e animados a preocupados e assustados. Então planeje cada passo com antecedência, é legal encontrar alguns jogos divertidos ou quebra-gelos para começar o dia.

Construir conexões significativas com os alunos e seus pais

Com o isolamento, focar na conexão social será uma habilidade essencial para envolver e reengajar os alunos e suas famílias. Crie oportunidades para que todos compartilhem como a Covid-19 os impactou. Faça-os se sentirem vistos e ouvidos, um plano para se conectar com desde o início do ano letivo será essencial.

De todas as dicas para iniciar o ano letivo que podemos dar neste quesito, a mais importante é criar espaços para os alunos compartilharem o que precisam, pois normalmente as escolas desenvolvem iniciativas e intervenções de cima para baixo, sem a contribuição dos jovens. 

Estabeleça a cultura de sua sala de aula

Logo na primeira semana, atualize ou crie sua lista de regras para a sala de aula. Em seguida, discuta com os estudantes cada ponto. Estabelecer rotinas de sala ajudará a criar a sinergia do comprometimento e do compartilhamento.

Mantenha sua sala de aula limpa

As dicas para iniciar o ano letivo precisam incluir, a partir de agora, a familiaridade com os protocolos de saúde e segurança, bem como com as orientações sobre como manter um ambiente de sala de aula saudável. Se a sua escola exige distanciamento social, remova os móveis extras para permitir mais espaço entre as carteiras, crie um gráfico de assentos, minimize o movimento e faça sinalizações ou outras dicas visuais para manter os alunos distantes enquanto estão na sala de aula. Certifique-se também de identificar objetos frequentemente tocados ou compartilhados na sala de aula e aumentar a limpeza e desinfecção entre cada uso.