5 experimentos científicos fáceis de fazer em casa ou na escola

22 de setembro de 2021


A Ciência pode ser um pouco intimidante para os estudantes, quer se concentre na parte teórica, quer na prática. Mas, aprendê-la não precisa ser difícil. Com ideias criativas, os educadores podem envolver e criar uma sala de aula mais divertida para aprender. Alguns experimentos científicos fáceis de fazer são uma ótima maneira de aprender sobre o método científico e dar boas risadas. 

Escolha alguns de seus favoritos e deixe a diversão científica começar. 

Leite Mágico

O Leite Mágico ou Psicodélico é um perfeito exemplo de experimento científico fácil de fazer porque utiliza materiais que a maioria das pessoas já tem em mãos. Tudo o que você precisará para criá-lo é: leite, corante alimentar, sabão em pó, cotonete e uma tigela. O procedimento também é simples: coloque o leite na tigela e pingue algumas gotas de corante. Depois, umedeça o cotonete com o detergente e encoste na mistura. Todas as cores vão começar a se mover sozinhas. Além de perceber a formação das cores, você pode explicar por que o leite se movimenta e falar sobre a função química do detergente em contraste com a gordura da mistura. 

Ciclo da água

Falou em experimento científico fácil de fazer, falou em recriar o ciclo da água e demonstrar os conceitos de evaporação, condensação e precipitação. Você vai precisar de um saquinho plástico com zíper ou um saquinho plástico e fita adesiva para lacrá-lo, corante alimentar azul e um marcador permanente. Primeiro, desenhe um modelo do ciclo da água do lado de fora do saquinho. Depois, encha-o parcialmente com água, algumas gotas de corante, sele e coloque em uma janela ensolarada. Ao passar do tempo, será possível ver como a água evapora e eventualmente “chove”, pois como o saco evita que a água em evaporação escape, permite que os três processos básicos do ciclo ocorram em um espaço pequeno e observável.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Entenda a importância do letramento científico desde a Educação Infantil.

Ponte Da Vinci 

Este experimento é inspirado na ponte de madeira autoportante que Leonardo da Vinci projetou há 500 anos. Já que lápis são materiais escolares comuns, os professores podem fazer isso com seus estudantes como um desafio STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Ao longo do processo de projeto, planejamento, construção, teste e reconstrução, não apenas se discutirá a engenharia disso tudo, mas também conceitos de Física, como força e centro de gravidade, e também História, ao falar do próprio da Vinci e sua extensa obra. A ideia do projeto é construir uma ponte de lápis que se entrelaçam, mas sem usar cordas, elásticos ou outras ferramentas. Aqui você confere exatamente o esquema de montagem!

Giz de casca de ovo

A casca do ovo contém cálcio, o mesmo material que compõe o giz. Para este experimento científico fácil de fazer, você vai precisar de 10 cascas de ovo, 2 colheres de chá de farinha de trigo, 4 colheres de chá de água quente, corante alimentar e papel toalha. Triture as cascas e misture com a farinha, água e o corante e pronto: você fez seu próprio giz para riscar a amarelinha no chão do pátio. 

Ovo pelado

Sim, você leu certo, um ovo pelado. “Que seria isso?”, deve estar se perguntando. Pois bem, a casca de um ovo é composta principalmente por carbonato de cálcio. Se você mergulhar esta casca em vinagre (que tem ácido acético), iniciará uma reação química que dissolve a casca. O ácido reage ao carbonato e libera dióxido de carbono gasoso. O interior do ovo permanecerá intacto e unido por duas frágeis membranas dentro da casca. Ao  segurá-lo contra a luz, será possível ver a gema lá dentro se movendo. Para fazer o experimento, é só pegar um ovo cru, encher uma jarra de vidro com vinagre e armazenar o ovo lá dentro. Após cerca de 12 horas, uma espuma branca se formará na parte superior do frasco, essa é a casca do ovo.

Por que investir em experimentos científicos fáceis de fazer para animar a aula?

Esses divertidos experimentos levam a ciência para crianças a sério, usando ingredientes e utensílios domésticos simples e que você pode encontrar pela casa, como corante alimentar, sabão em pó, toalhas de papel, vinagre e bicarbonato de sódio. E, você nunca sabe: um desses experimentos pode acender a lâmpada da inspiração e criar futuros cientistas, apaixonados pelo que fazem pelo resto de suas vidas.