5 filmes aos quais todo professor deve assistir

4 de fevereiro de 2022


Sem dúvida, os professores são aqueles que desempenham um papel fundamental na moldagem do caráter e do futuro de seus alunos. O impacto é tanto, que a maioria das pessoas provavelmente teve um professor inspirador, certo? Inclusive, o cinema já se debruçou sobre a temática algumas vezes. Aqui estão cinco filmes aos quais  todo professor deve assistir para lembrá-lo da importância do seu trabalho… Ou apenas por diversão.

Karatê Kid (1984)

Um dos filmes aos quais todo professor deve assistir mais poderosos e que, no entanto, nem sempre é considerado inspirador. Para quem nunca viu (algo quase impossível, já que Karatê Kid é considerado um clássico), o filme é sobre um garoto chamado Daniel, que é treinado por seu mentor de maneiras excepcionais para prepará-lo para autodefesa. A obra é realmente inspiradora se você se concentrar na parte em que o professor apresenta ideias inovadoras para treiná-lo e lhe possibilitar construir autoconfiança. 

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Em Sociedade dos Poetas Mortos, conhecemos um professor de inglês nada convencional: John Keating. Seu jeito de ensinar e ver a vida inspira seus alunos de forma que nada mais será igual para os jovens que leciona. Por exemplo, já na primeira aula, ele faz os meninos rasgarem o programa de ensino. Além do excelente roteiro, é Robin Williams quem o estrela como o professor rebelde. O filme ganhou o OscarⓇ de Melhor Roteiro e teve indicações para Melhor Filme, Robin Williams na categoria de Melhor Ator e Peter Weir para Melhor Diretor.

LEIA TAMBÉM: Propostas para uma sala de aula envolvente

O Clube dos Cinco (1985)

Uma dica de filme imperdível para todos. Cinco adolescentes do Ensino Médio aprontam e, como punição, são obrigados a passar o sábado no colégio e escrever uma redação sobre o que pensam de si mesmos. Inicialmente, o grupo de jovens completamente diferentes (o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde) tem rusgas, mas o passar do dia vai revelar que eles têm mais em comum do que pensam. Importante para lembrar que não importa como você percebe seu aluno, há uma boa chance de que ele possua características densas, apenas esperando para serem compartilhadas. Às vezes ele só precisa de alguém que pergunte e se prontifique a escutar.

Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade está nessa lista de filmes aos quais todo professor deve assistir por ser bastante positivo, além de apresentar personagens interessantes e boas mensagens morais. Inclusive, é baseado na história verídica de Erin Gruwell, uma jovem professora idealista que enfrentou problemas com sua turma. Ao ganhar a confiança de seus alunos, ela os faz escrever diários sobre suas experiências difíceis de vida. Emocionante! 

Como Estrelas na Terra (2007)

Esse título pode fazer parte da lista de filmes aos quais todo professor deve assistir, mas também da lista de todo pai, mãe ou pessoa próxima de uma criança considerada difícil. Nele, um professor de artes ajuda um estudante de oito anos com um distúrbio de aprendizagem não reconhecido a descobrir seu potencial, ao invés de ser mais um adulto a condená-lo à exclusão. Aviso, você com certeza vai chorar!

Quais outros filmes você adicionaria a essa lista? Conta para a gente nas nossas redes sociais!