A adaptação escolar não se limita à criança

23 de janeiro de 2019


Por Caio Alves – Editora do Brasil 

Crianças possuem uma personalidade própria e diferentes ritmos, então cabe a professores e
pais a melhor
alternativa de adaptação.

É natural que os primeiros dias na escola sejam caóticos para todas as partes. As crianças, desacostumadas com a rotina e desconhecendo o ambiente, podem responder de maneira negativa. Os professores e cuidadores, embora conheçam a profissão e sejam especialistas no assunto, sempre se preocupam na hora de se adaptarem aos novos alunos. E os pais, principalmente, ainda que tenham buscado a melhor opção, sempre estarão inseguros e preocupados com o tratamento recebido por seus filhos.

Como se pode perceber, é um assunto delicado para todas as partes envolvidas, mas extremamente comum, seja para os pais de primeira viagem, seja para os mais experientes. Todavia, é necessário saber que, mesmo que seja a criança quem passa por essas experiências, não é responsabilidade exclusiva dela adaptar-se da melhor forma.

Exatamente por isso, cabe à escola também adaptar-se ao aluno, tanto pelo ambiente e rotina como pelo tratamento e conteúdo proposto. Por outro lado, os pais, sendo os responsáveis por escolherem o melhor local de inspiração e aprendizado, podem tornar essa transição ainda melhor. Inclusive, é aconselhado que cômodos e brinquedos, por exemplo, sejam adaptados ao ambiente escolar, justamente para melhor assimilação nesse período de transição.

É sabido que as crianças possuem sua própria personalidade e, portanto, reagem de diferentes formas nos ciclos de separação momentânea e transição de etapas. Portanto, cabe às partes buscar as melhores alternativas para tornar essa trajetória o mais natural possível.

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