Água e crise climática: como implementar a alfabetização ambiental nas escolas?

27 de setembro de 2022


A alfabetização ambiental é um fator decisivo na luta urgente contra as mudanças climáticas. O conhecimento sobre o assunto ajuda os jovens a compreender e enfrentar as consequências do aquecimento global, os estimula a mudar comportamentos e a se adaptar ao necessário.

 

Nos últimos anos, várias iniciativas foram lançadas para tentar conter as mudanças climáticas, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012. Um deles, o de número 13, é intitulado Ação Contra a Mudança Global do Clima.

No Brasil, seu foco é “ampliar a resiliência e a capacidade adaptativa a riscos e impactos resultantes da mudança do clima e a desastres naturais”. Para que isso ocorra, é preciso investir em alfabetização ambiental para todas as gerações, que muitas vezes ficam alheias a esses grandes acordos políticos, de desenvolvimento e cuidado com o clima.

Mas o que exatamente queremos dizer com a alfabetização ambiental?

Para começar, educar os cidadãos, crianças, jovens e adultos sobre as causas e consequências das mudanças climáticas. O que exige começar a usar conceitos que até pouco tempo atrás pareciam coisa de cientistas: aquecimento global, gases de efeito estufa, energia renovável, pegada de carbono, desmatamento, reciclagem, empregos verdes, impostos verdes, pegada hídrica, alimentos sustentáveis, etc.

Um tema mais do que urgente, por exemplo, é a finitude da água, fonte permanente da vida e da sobrevivência de todos os seres vivos neste nosso planeta azul. Seja como disciplina à parte ou como tema transversal no currículo escolar, é fundamental cultivar a consciência sobre esse recurso natural, bem como toda a alfabetização ambiental, de preferência em um currículo e com materiais curiosos, que tornem o aprendizado interessante e fluído. 

Água fonte da vida

Uma das formas de desenvolver a alfabetização ambiental é por meio da literatura. 

Em Água fonte da vida, a importância da água é explorada não só como elemento responsável para o bom funcionamento de todo o ecossistema da Terra, como mostrando a importância de cuidarmos desse recurso tão precioso e finito. Uma reflexão prática sobre a água e o papel que precisamos desempenhar para preservar esse recurso tão essencial, agora em nova edição.

Vale a pena conhecer e levar para a sua sala de aula!