Alimentação e desempenho escolar: como a fome afeta a educação?

16 de setembro de 2022


Alimentação e desempenho escolar estão diretamente interligados. Uma criança com fome não é capaz de usar toda a sua potencialidade, quiçá parte dela. Se para um adulto já é uma situação insustentável, para um indivíduo em plena formação física e intelectual, é pior ainda.

 

Alimentação e desempenho escolar: como essa desigualdade social afeta a educação?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população brasileira vive em situação de insegurança alimentar e 19 milhões estão passando fome. O impacto do fechamento das escolas afetou, inclusive, a saúde nutricional das crianças e jovens brasileiros.

Nesse quadro, estudos mostram que crianças de lares que não têm acesso consistente a alimentos são mais propensas a apresentar problemas de desenvolvimento em áreas como linguagem, habilidades motoras e comportamento.

Elas precisam de nutrientes para que possam crescer, se desenvolver e se concentrar no aprendizado, em vez de pensar nos alimentos que não têm acesso. Em suma, precisam ser capazes de se concentrar na sala de aula para que possam ter sucesso no dia a dia e possam sonhar com um futuro completo.

Campanha da Fraternidade 2023

Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade com o objetivo de despertar a solidariedade da sociedade a respeito de algum tema emergente do país, buscando caminhos de solução.

Todo ano é escolhido um novo tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. Para 2023, o tema escolhido foi “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. 

Como uma empresa que acredita no poder da educação e nos valores da Campanha da Fraternidade, a Editora do Brasil a endossa e convida seus leitores a pensar sobre isso: o que podemos fazer para que a alimentação e desempenho escolar não contrastem na vida de nossas crianças e jovens? O que podemos fazer para garantir a segurança alimentar nas escolas brasileiras?

Pensar individual e coletivamente, buscando ações no micro e no macro, tem grande poder. Para fomentar as discussões em sua escola, preparamos uma seleção com sugestões de obras literárias para abordar os temas e questões trazidos pela Campanha para Fraternidade 2023. Confira! 

 

Títulos literários que contemplam as inspirações presentes na Campanha da Fraternidade 2023

Educação Infantil:

1º Ano:

2º Ano:

3º ano:

4º ano:

5º ano: