Aprendizagem de línguas em aulas de literatura diferentes

7 de janeiro de 2022


Como você pode motivar efetivamente as crianças e jovens a se envolverem no ensino de língua estrangeira? E como esses estudantes podem se envolver com novas ideias e experiências culturais dentro e fora da sala de aula? Aulas de literatura diferentes e criativas podem ser um caminho rápido e divertido.

As línguas representam a cultura de quem a fala, o ensino e a aprendizagem por meio de obras literárias pode ser benéfico justamente por englobar muitos aspectos dessas culturas em uma história. Assim, além de oferecer aos alunos um contexto real e tangível para a aquisição da linguagem, a literatura os ajuda a desenvolver habilidades cognitivas úteis para várias outras ações.

O melhor é que com aulas de literatura diferentes queremos dizer que a literatura usada nas salas de aula não precisa estar restrita a textos canônicos. Pelo contrário, pode e deve incluir também o trabalho de escritores de uma ampla gama de países e culturas que usam de diferentes formas o idioma estudado. Ademais, os textos podem ser vistos em suas formas originais ou em versões simplificadas, sem esquecer que a relação entre língua e literatura se dá em diferentes tipos de textos para dentro e fora da sala de aula, como:

  • Contos;
  • Poemas;
  • Romances;
  • Quadrinhos;
  • E até letras de músicas.

Por que usar literatura no ensino de língua estrangeira?

Livros literários lidam com temas universais como amor, guerra e perda, que nem sempre são abordados no mundo dos livros didáticos. Ao mesmo tempo, oferecem oportunidades para experiências multissensoriais e podem atrair estudantes com diferentes estilos de aprendizagem.

LEIA TAMBÉM: Maneiras de melhorar as habilidades de comunicação dos estudantes

Dessa forma, obras literárias inseridas em aulas de literatura diferentes também podem ajudar os estudantes a usar sua imaginação e empatia para se transportarem aos países que estão descobrindo. Todos os livros podem ser complementados por áudio, músicas, filmes, podcasts, debates e tudo mais que aumenta a relação sensorial do ensino de língua estrangeira.

Como as aulas de literatura diferentes podem ser usadas?

Os professores podem explorar obras literárias de várias maneiras na sala de aula. O trabalho precisa envolver tarefas de pré-leitura, trabalho interativo sobre o texto e atividades de acompanhamento. Para ajudar a compreensão, pode-se apresentar o tópico ou tema do texto, pré-ensinar itens essenciais de vocabulário e usar tarefas de previsão para despertar o interesse e a curiosidade da turma. O importante é deixar claro que começar a ler em um idioma estrangeiro não precisa ser assustador!