Avaliação sumativa e formativa: como melhor avaliar no ensino híbrido?

26 de janeiro de 2021


A forma como aprendemos mudou drasticamente em 2020. Passamos do ensino presencial ao virtual e, em alguns lugares, ao ensino híbrido. Entretanto, é importante ter em mente que essas mudanças não atingem apenas a superfície das escolas, mas também como o ensino e a aprendizagem devem ser imaginados. Os novos arranjos criaram, por exemplo, desafios significativos na hora de pensar como avaliar. A avaliação sumativa é um bom caminho ou devemos insistir na formativa? E qual seria a melhor forma para uma uma sala de aula híbrida? Essas e outras questões sobre como diagnosticar o que os estudantes realmente aprenderam têm sido levantadas com frequência.

Quando eles estão em casa, a verificação das atividades é baseada na confiança do professor. Não é possível garantir que todos seguem as instruções e fazem as tarefas sem consultar material externo, por exemplo. Quando em aula virtual, alguns discentes se sentem desconfortáveis ​​para fazer perguntas na frente da classe e, em aulas remotas, não é fácil encontrar oportunidades para ter momentos particulares. Quais estratégias de avaliação funcionam, então, neste ambiente radicalmente novo e complexo?

Avaliação sumativa x avaliação formativa 

Embora o objetivo final da avaliação seja acompanhar o desempenho dos estudantes e os níveis de domínio, cada tipo desempenha um papel único no processo de aprendizagem. A avaliação sumativa, geralmente, constitui-se de métodos formais que medem o desempenho do estudante e resultados de aprendizagem específicos no final de um semestre ou unidade de estudo. Costumam ocorrer em ambientes controlados, onde cada um deve demonstrar o que aprendeu. Por outro lado, a avaliação formativa é mais diagnóstica e difere da  sumativa porque fornece ao professor um feedback contínuo que pode ajudar a ajustar o processo de ensino-aprendizagem quando e onde necessário. As avaliações formativas visam fornecer uma visão sobre o que os estudantes aprenderam, têm dificuldade e podem precisar de mais ajuda. 

Utilizando a tecnologia a seu favor

Para a avaliação formativa, os educadores podem utilizar plataformas que já existem para monitorar de forma eficaz o progresso dos estudantes. Usando as ferramentas de avaliação corretas, é possível acompanhar de forma consistente a proficiência da turma em padrões específicos e/ou metas de aprendizagem. A tecnologia também pode ser absorvida para avaliação sumativa em ambientes de aprendizagem online. Opte pelas que já oferecem recursos  integrados, como questionários e testes.

Uma das estratégias de avaliação formativa mais versáteis é fazer perguntas informais no início, no meio ou no final da aula para avaliar a compreensão sobre o tópico ou conceito que está sendo abordado. Com instrução presencial ou virtual, os estudantes podem simplesmente responder à pergunta feita com um polegar para cima ou para baixo. Também podem enviar emojis ou mostrar post-its para a câmera. Já ao considerar a avaliação sumativa, vale a pena observar o desempenho ou as abordagens baseadas em projetos. 

Estratégias baseadas em desempenho, como portfólios, projetos ou podcasts, são ótimos métodos para medir diversos padrões e objetivos de aprendizagem de uma vez e também fornecem aos estudantes a oportunidade de aplicar e mostrar o que foi aprendido. Os portfólios desafiam cada um a reunir material para demonstrar conceitos, o que é uma habilidade em tanto.  Algumas ferramentas e aplicativos de tecnologia que podem ser ideais são o Google Sites e o WordPress. Nelas é possível organizar e apresentar informações. As apresentações orais também continuam sendo uma forma confiável e flexível de avaliação sumativa, já que permitem que o estudante explique seu pensamento e compreensão de tópicos ou conceitos. Além disso, essas oportunidades podem ser perfeitamente integradas à sala de aula híbrida.

Fonte: Formative and Summative Assessment in a Hybrid Classroom; Modalidades de Avaliação.

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