#BlogDaBrasil
26 de fevereiro de 2021
Grande parte dos estudantes que ingressarão no Ensino Médio no próximo ano não tiveram o ensino baseado no trabalho com competências e habilidades estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, viverão um momento de transição. Assim como as próprias escolas, que ainda estão em processo de adaptação e adequação de todas as novidades. [...]
Ler mais >
25 de fevereiro de 2021
Os humanos são seres sociais. Dessa forma, para a maioria das crianças e adolescentes, a escola é não só a primeira grande arena social, como a mais importante. Com o recente isolamento ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maioria deixou de frequentar esse ambiente. Que tipo de consequências a quarentena pode ter então [...]
Ler mais >
24 de fevereiro de 2021
A expressão protagonismo juvenil se tornou um desafio para os professores. Para muitos, ela “caiu de paraquedas” na sala de aula com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, para começar a perceber e construir um caminho autoral para o estudante, vamos iniciar contextualizando uma das trajetórias do protagonismo juvenil percorrida no Brasil. [...]
Ler mais >
23 de fevereiro de 2021
Aos poucos, a volta às aulas nas escolas no Brasil e do mundo está acontecendo. Com a pandemia, muitos são os desafios a se pensar. No país, alguns manterão o ensino remoto, outros buscarão formas de atender presencialmente, e muitos devem apostar no modelo de ensino híbrido, mesclando as duas modalidades. De acordo com o [...]
Ler mais >
22 de fevereiro de 2021
Para muitos professores de História e Geografia do Ensino Médio, pensar maneiras de inovar pode ser motivo de ansiedade, já que as ferramentas às quais têm acesso, sendo geralmente iguais, trazem os mesmos envolvimentos. Nesta demanda, os projetos integradores podem ser uma renovação sob medida para as diretrizes curriculares de cada sala de aula, região [...]
Ler mais >
17 de fevereiro de 2021
O registro faz parte da vida do(a) professor(a). Assim, não pode ser olhado apenas como resultado de um produto finalizado, uma avaliação, um relatório. A documentação pedagógica contém muitas informações e pode ser criada de diferentes maneiras. Pode partir de uma provocação, de um pensamento, de uma situação vivenciada. Mas, principalmente, pode se tornar anotações [...]
Ler mais >