#BlogDaBrasil
7 de dezembro de 2020
O ensino híbrido é apontado como uma das grandes tendências educacionais para o pós-Covid. As incertezas com relação ao futuro da pandemia fortaleceram a ideia de manter o ensino parte presencial e parte online, mas esta metodologia está longe de ser apenas uma transposição da aula para o meio digital. Como uma abordagem ativa, o [...]
Ler mais >
4 de dezembro de 2020
Durante este ano, nem todos os estudantes tiveram acesso a educação por meio do ensino remoto. A desigualdade de acesso a conexão à internet, seja por meio de celulares ou computadores, e outras questões impediram muitas crianças e jovens de acompanhar as atividades online durante a pandemia. Diante dessa desigualdade, como fica a progressão escolar? [...]
Ler mais >
2 de dezembro de 2020
A evasão escolar é uma preocupação cada vez maior, graças às consequências da pandemia do novo coronavírus na produtividade econômica. Em meio a todo o ocorrido no mundo, a sobrevivência é uma questão prioritária. As famílias precisam se manter e isso exige que a maior parte dos entes trabalhe de alguma forma, seja em empregos [...]
Ler mais >
27 de novembro de 2020
A curiosidade é o primeiro impulso científico que todo ser humano experiencia. Pense nos bebês descobrindo seus dedinhos, balançando as mãos, colocando o pé na boca. Nesse processo, eles estão experimentando empiricamente e descobrindo o mundo. No mesmo sentido, a linguagem científica proposta para os jovens do Ensino Médio nos livros didáticos trazidos pelo PNLD [...]
Ler mais >
26 de novembro de 2020
A dificuldade para tirar dúvidas com professores foi apontada como uma das grandes dificuldades do ensino remoto. Falhas na conexão de internet, falta de estímulo para estudar e baixa qualidade dos conteúdos também foram elencados como fatores que mais prejudicaram os estudantes. Essas dificuldades de aprendizagem foram apontadas no estudo Painel TIC COVID-19, divulgado pelo [...]
Ler mais >
25 de novembro de 2020
Conhecida como uma das principais ações para promover a acessibilidade nas escolas brasileiras, o Projeto Livro Acessível busca a construção de uma sociedade mais justa, democrática e a promoção da educação inclusiva no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No caso do [...]
Ler mais >