Como a aprendizagem interdisciplinar pode melhorar a compreensão em Matemática e Ciências?

26 de maio de 2022


Na vida cotidiana, não separamos nosso tempo em pequenos blocos para focar em um conjunto de habilidades, então por que fazemos isso na escola? A aprendizagem interdisciplinar não se trata de inventar a roda, mas de incorporar uma forma natural de pensar a sala de aula.

Os alunos perguntam constantemente: “Por que precisamos saber disso?” e essa pergunta pode ser facilmente respondida se pudermos mostrar como o que fazemos na sala de aula se relaciona com o mundo real. Neste texto vamos falar das possibilidades da Literatura para as aulas de Matemática e Ciências. Vamos juntos?

Aprendizagem interdisciplinar com a Literatura

Vai começar uma nova unidade de Ciências? Traga um poema que faça sentido ao tema e depois de analisá-lo, comecem a discutir onde se encaixa na aula. Quando os alunos começam com a análise de poesia, entram em um pensamento lógico que naturalmente conduz à discussão de conceitos abstratos. Eles estão mais dispostos a fazer grandes perguntas sobre um tópico que é naturalmente interessante para eles. Ao longo desta unidade, os alunos podem escrever poemas para descrever as características do conteúdo e demonstrar seus conhecimentos usando imagens descritivas. A poesia funciona particularmente bem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Que tal leitura e matemática? Muitos alunos entram na sala com medo do pensamento aritmético, ao usar leituras em voz alta e contar histórias, você transforma a luta com os conceitos em uma experiência narrativa. Se não achar livros de Literatura para trabalhar Matemática que lhe agradem, peça a turma que crie enredos em que usam as habilidades matemáticas que aprenderam.

Por que essa combinação é tão eficaz?

A curiosidade é um atributo chave para todos que nos permitem a capacidade de abraçar o desconhecido, perceber, admirar e aprender. A literatura e a contação de histórias estimula essa curiosidade à medida que os alunos se envolvem em aprender matemática e ciências e exploram as conexões. A literatura transmite informações e transporta o leitor enquanto mergulha os alunos na história contada.

A literatura também é ótima nas aulas de ciências, com projetos integradores que comecem com uma história e incluem uma atividade de investigação. Ao fim, quando usamos variedades de textos em matemática e ciências, a compreensão de leitura dos estudantes também melhora simplesmente por causa da prática.