Como estimular a criatividade na escola? Explorando e apoiando a liberdade dos estudantes

8 de novembro de 2021


Antes de falar sobre como estimular a criatividade na escola, vamos lembrar que ela faz parte da condição humana desde que começamos a pensar e fazer perguntas sobre nós mesmos e o que nos cerca. Se anteriormente ela era vista como uma habilidade um tanto mística dos inspirados, hoje, já é ciência. Sabemos que ela não só é possível em todos os campos da atividade humana, como pode ser ensinada, aprendida e avaliada.

Além disso, a aprendizagem criativa não se limita a campos tradicionalmente vistos como criativos, como as artes visuais e cênicas, pode englobar todas as áreas do conhecimento e permitir novas formas de pensar os conteúdos. Ao projetar experiências de aprendizagem, os professores podem planejar e estruturar o currículo, e fornecer ferramentas que dão aos alunos opções, voz e escolha para permitir que sejam criativos. 

Então, como estimular a criatividade na escola? 

A criatividade é como qualquer outro elemento da escolaridade: requer conhecimento, habilidades, aplicação e prática. Como estimular a criatividade na escola depende de do nível de integração na sala de aula, ou seja, não se trata de um assunto separado. Para gerar experiências realmente significativas, deve-se ensinar a criatividade por elementos incorporados ao longo do processo de aprendizagem.

Revista Arco 43

Assim, ao planejar as aulas, os professores precisam pensar sobre o ambiente de criatividade e aprendizagem. A aula envolve trabalho individual ou os alunos estão sendo criativos em grupos? Uma parte importante da criatividade é que os alunos tenham uma sensação de segurança e liberdade. Isso significa que podem fazer perguntas e explorar ideias de forma aberta, sem serem criticados.

Também é importante considerar as atitudes e os atributos que os alunos precisarão demonstrar para serem criativos, como curiosidade e abertura a novas experiências, resiliência, capacidade de assumir riscos e assim por diante. Outros elementos de ensino com criatividade são:

  • Fazer perguntas abertas;
  • Experimentação;
  • Tentativa e erro;
  • Feedback positivo;
  • Ambiente colaborativo.

Qual a importância da liberdade para a aprendizagem criativa?

A liberdade é a base de como estimular a criatividade na escola, visto que ser criativo requer arriscar. Por isso, os alunos precisam confiar que podem cometer erros e de que têm espaço para serem naturais. É válido ter mais conversas improvisadas com a turma e descobrir quais são suas áreas de paixão e incluí-las na abordagem.

LEIA TAMBÉM: Utilize atividades com poemas para comemorar o gênero e a criatividade em sala de aula.

Da mesma forma, é necessário incentivar a autonomia e dar feedback que incentive a autoavaliação e a independência. Reformule as atribuições para promover o pensamento criativo. Experimente adicionar palavras como “criar”, “projetar”, “inventar”, “imaginar”, “supor” ao linguajar do dia a dia, bem como, criar oportunidades para que eles busquem sua paixão sempre que puderem.