Competências socioemocionais no combate à desigualdade

23 de fevereiro de 2023


As competências socioemocionais estão relacionadas com as emoções, o autoconhecimento e as relações interpessoais. Com elas, crianças e jovens descobrem inúmeras possibilidades, respeitando e desvendando a diversidade.

Os estudantes podem desenvolver essas habilidades durante o ano letivo junto às competências cognitivas (memorização e análise de informações), tornando-se, por meio da empatia, motivadores no combate à desigualdade escolar

O que são competências socioemocionais e como elas podem ser desenvolvidas?

Antes de falar sobre cada uma das habilidades, temos que entender o que são as competências socioemocionais e como é possível desenvolvê-las.

As competências socioemocionais são grandes motivadoras da aprendizagem escolar, são elas que possibilitam o bom desempenho de estudantes dentro e fora da sala de aula. Com o aprimoramento dessas aptidões desde a primeira infância, pode-se observar progresso na saúde emocional, na propagação do bem-estar e na atuação escolar.

Incluir atividades sobre temas importantes que estimulem a compreensão dos objetivos de vida, o diálogo saudável entre os estudantes, o uso de jogos lúdicos e a prática de atividades criativas (como o desenho e a escrita), a fim de incentivar o pensamento crítico, são maneiras de desenvolver as competências socioemocionais.

Principais competências socioemocionais

Autogestão

A autogestão é a capacidade de gerir a si mesmo com organização, foco e persistência em todas as vertentes da vida (pessoal, profissional e social).

Quem desenvolve bem a autogestão consegue traçar objetivos claros e planejar o passo a passo para atingi-los, agindo com autonomia.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe possibilita aprender sobre o que é ser um líder, por meio do contato social e do interesse pelo mundo.

Ao estarmos abertos para o novo, produzimos hormônios responsáveis pela felicidade e regulação da ansiedade. Com diálogos, é possível praticar a escuta e a comunicação assertiva, bem como despertar a curiosidade.

Resolução de problemas

 Para uma situação ser resolvida, é preciso foco, organização, criatividade e pensamento crítico, colocando em prática todo o conhecimento adquirido na autogestão.

Empatia

Quando nos colocamos no lugar do outro e reconhecemos que cada pessoa tem o seu ponto de vista, estamos praticando a empatia. Com ela, criamos vínculos nas relações interpessoais.

Inteligência emocional

Nessa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais, a inteligência emocional tem um grande papel na regulação das nossas emoções.

Quando temos essa habilidade, lidamos com situações adversas com tranquilidade, identificando momentos em que as emoções estão desreguladas, gerando estresse, raiva e ansiedade, por exemplo.

Desafios socioemocionais em sala de aula

A evasão escolar, o bullying e a desigualdade na educação são os principais desafios no ensino socioemocional. Por outro lado, são os motivos principais da necessidade de inclusão de competências socioemocionais no plano educacional das escolas.

É fundamental que professores e coordenadores tenham estudado essas habilidades para acolher e ensinar os estudantes, com foco na equidade escolar.

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