Confira 10 ideias para o Dia do Estudante e motive sua turma

4 de agosto de 2022


Procurando ideias para o Dia do Estudante? A data, comemorada em 11 de agosto, pode ser um bom momento para incentivar o protagonismo do aluno e a motivação para estudar.

Aliás, este é um fator chave para o sucesso dos estudantes em todas as fases de sua educação, e os professores desempenham um papel fundamental em fornecê-la e incentivá-la.

Claro, que pode parecer muito mais fácil falar do que fazer, pois todos os alunos são motivados de forma diferente, o que leva tempo e muito esforço para obter uma sala de aula cheia de alunos entusiasmados com o aprendizado. Mas, com pequenas atitudes, você chega lá!

LEIA TAMBÉM: Aprender a aprender: como estimular a autonomia dos alunos? 

Ideias para o Dia do Estudante

  1. Organize um momento da aula para falar do papel do estudante e ouvir os pensamentos, ideias e opiniões de todos sobre o assunto. Demonstre interesse genuíno e dê respostas que mostrem que você se importa;
  2. Peça aos alunos que compartilhem uma conquista escolar do ano do qual se orgulham;
  3. Depois, peça a cada um para falar uma palavra que usariam para descrever um colega e seus esforços;
  4. Planeje um dia de fantasia ou temático, ao gosto deles. Afinal, é o Dia do Estudante;
  5. Gravem um podcast usando um aplicativo como o Anchor cujo tema seja a vida de estudante, em que os próprios sejam motivados a pensar e contar como ter uma rotina de estudos saudável.

  1. Colete breves mensagens de áudio ou vídeo de alunos individuais, dando mensagens de agradecimento a outras pessoas da classe. Compile as mensagens em um podcast ou vídeo e compartilhe com os alunos e suas famílias;
  2. Atribua aleatoriamente aos alunos “amigos secretos” da classe e peça-lhes que escrevam uma bela carta anônima. Recolha as cartas e distribua-as aos destinatários. Você pode fazer com que os alunos revelem a identidade de seu amigo secreto no Dia do Estudante;
  3. Produza vídeos da equipe falando com os estudantes, focados em motivá-los, com feedback positivo e inspiracional;
  4. Prepare um workshop do Dia do Estudante com um profissional convidado;
  5. Convide as famílias para participarem de gincanas, conversas e outras interações que promovam o engajamento e a valorização dos discentes.


Gostou dessas ideias para o Dia do Estudante?

Como você comemora na sua sala de aula? Compartilhe suas experiências em nossas redes sociais e ajude os outros professores a fazer dessa data especial também.