Conheça o jogo Termo e como ele pode ser usado com os alunos do Ensino Fundamental

22 de março de 2022


De uns meses para cá, o jogo Termo se tornou onipresente nas mídias sociais, com milhares de jogadores conquistados em pouco tempo. E o melhor é que ele também pode ser usado em sala de aula com grandes efeitos: a novidade funciona especialmente como uma atividade de palavras cruzadas para o Ensino Fundamental. 

Ainda não conhece o jogo? Vem que a gente te apresenta e explica como ele pode combinar resolução de problemas e prática pedagógica em tarefas divertidas.

O que é o Termo?

O Termo é a versão brasileira do Wordle, que foi desenvolvido por um engenheiro de software para a sua namorada. A sua forma lembra a clássica “forca” e ao mesmo tempo palavras cruzadas. A dinâmica é simples: o jogador precisa acertar a palavra do dia (todo dia há uma nova, formada por cinco letras) em seis tentativas e sem dicas. Depois de cada tentativa, surge uma indicação para as letras certas. Se estiverem na palavra e na posição correta, aparecem pintadas de verde. Quando pertencentes à palavra, mas na posição errada, ficam amarelas. Se não existirem na palavra, seguem sem cor. Ao fim das tentativas, caso o jogador não complete a palavra, o jogo conta qual é. Todos recebem a mesma palavra e uma nova palavra é lançada à meia noite. 

Depois de completar o quebra-cabeça, é possível compartilhar uma grade de progresso que permite que outras pessoas vejam quantos palpites foram necessários para resolver a resposta. Esse foi um dos recursos que ajudou a popularizar as duas versões do jogo nas mídias sociais.

Como usar palavras cruzadas para o Ensino Fundamental?

Uma das razões pelas quais o Termo e o Wordle decolaram é que, de certa forma, tratam-se de uma atividade de construção de comunidade. Todos jogam no mesmo tabuleiro e todos devem guardar os segredos do dia. Pensar na idade que os alunos têm neste segmento, é o que torna usar a estrutura de palavras cruzadas para o Ensino Fundamental tão interessante. Não tão pequenos quanto no Ensino Infantil e nem tão grandes quanto no Ensino Médio, o ponto exato para reforçar questões acadêmicas e sociais com a gamificação.

Quando tiver tempo extra, visite o Termo ou monte o seu na lousa e proponha aos alunos descobrir a palavra certa em grupos menores ou em classe. Embora aqui o jogo não seja um componente protagonista da sua aula, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver as habilidades de resolução de problemas enquanto dão uma pausa no conteúdo principal e interagem. Ou seja, funciona como uma distração educativa.

Além do conhecimento de vocabulário e ortografia, resolver as palavras do dia requer estratégia, usando o processo de eliminação e raciocínio lógico. Nas aulas de Matemática dá para usar o jogo para falar de padrões, probabilidade e por aí vai. Para se ter uma ideia, o jornal The Guardian chegou a relatar que Tim Gowers, professor de Matemática de Cambridge, fez uma análise do jogo e sugeriu usar os dois primeiros palpites com palavras que têm letras comumente usadas e que não se repetem. Que tal propor à turma pensar em novas estratégias?

Aproprie-se do método para outras atividades

Usando o método do Termo, mas o ajustando a outros objetivos torna as possibilidades das palavras cruzadas para o Ensino Fundamental infinitas. Por exemplo, você ou seus alunos podem criar uma estrutura do Termo que revele traços de personagens de algum livro estudado. A dinâmica pode ser descobrir a palavra primeiro e depois provar como ela se encaixa no personagem com evidências textuais. Ou reunir evidências textuais e então fazer um Termo e ver se os colegas conseguem adivinhar.

Dá para pensar em poesias, estudar classes de palavras específicas… A criatividade é o limite.

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