Cultura de confiança: como a gestão escolar pode melhorar o relacionamento com a equipe?

17 de maio de 2022


Como você quer que professores e alunos se sintam quando entrem na escola todos os dias? Intermediar gestão escolar e as relações interpessoais de todos os funcionários do corpo docente é um desafio em tanto. Para isso, a confiança é um elemento importante. Afinal, pessoas que trabalham em ambientes em que ela é a base, vivenciam menos o estresse e o esgotamento, bem como apresentam níveis mais altos de produtividade, engajamento e afins.

Em um espaço em que professores ou funcionários em geral não se sintam apoiados, a falta de confiança leva à uma insatisfação pessoal, profissional, interpessoal e um local de trabalho insustentável. Por isso, se a gestão escolar deseja que toda equipe alcance o seu máximo potencial, dentro e fora da sala de aula, deve promover uma cultura de confiança. De certa forma, a educação é meio baseada e construída sobrepondo relacionamentos, infelizmente, educadores raramente são ensinados a nutri-los. 

Quais medidas a gestão escolar pode tomar para promover uma cultura de confiança?

Comece por observar e parabenizar os esforços

Professores são excelentes solucionadores de problemas e a gestão escolar deve capitalizar esse conhecimento. Pedir insights é uma maneira de envolvê-los em algo que seja relevante e significativo. 

LEIA TAMBÉM: Professores e influenciadores digitais na sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? 

Incentive a autonomia

Frequentemente, prescreve-se em detalhes como os educadores devem fazer as coisas em áreas como formatos de aprendizagem, planos de aula, integração de tecnologia e avaliações. No lugar  disso, a gestão escolar pode ouvir ideias e confiar. Líderes que confiam entendem como fornecer apoio e, ao mesmo tempo, sair do caminho. A maioria dos professores simplesmente quer o sinal verde para avançar com ideias para que possam crescer. 

Seja claro e transparente

Todos desejam saber como as propostas se alinham com a missão e visão da escola e beneficiam os alunos. Quanto mais você mantiver seus funcionários informados, melhor entenderão o que está acontecendo e te apoiarão. Reuniões de equipe, e-mails e boletins informativos são oportunidades para deixar as metas claras e facilitar o diálogo.

Cultive relacionamentos

Como podemos criar um ambiente escolar estável? A dica é básica e para a vida, tire um tempo para se interessar pela vida das outras pessoas e expressar preocupação com o bem-estar delas. A atenção mostra o quanto você valoriza os relacionamentos.

Ouça de verdade

Você está perguntando aos professores como você pode ajudá-los a desempenhar suas funções da melhor maneira possível? É uma boa ideia não presumir que sabe tudo o que é melhor para todos. 

Invista no crescimento da equipe

Isso é sempre primordial para todas as pontas que fazem parte de uma escola. Formação continuada é benéfico para a autoestima pessoal e profissional do educador e para os estudantes. A nossa dica é o Educa Brasil, criado pela Editora do Brasil em 2018 após identificar as principais necessidades em cursos para professores. A plataforma EaD, com certificação, já formou mais de 50 mil educadores com cursos voltados para todos os segmentos da Educação Básica.

Saiba quais os atuais cursos clicando aqui!