Dia Mundial do Livro: como estimular a leitura entre crianças e jovens?

20 de abril de 2023


A leitura é uma habilidade fundamental para o aprendizado dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. Mas, em um mundo frenético e interconectado, como estimular a leitura entre crianças e jovens para que eles desenvolvam a capacidade de pensar criticamente?

Para que os estudantes adicionem essa prática em sua rotina, ter professores apaixonados pelos livros pode inspirá-los a fazer o mesmo!

Tudo começa pelo exemplo em sala de aula

Os educadores tornam-se grandes modelos de personalidade para os estudantes. Por isso, professores leitores podem ser exemplos em sala de aula e mostrar seus interesses pela leitura, compartilhar suas experiências com diferentes obras e utilizar os benefícios da leitura como uma ferramenta de ensino em suas disciplinas.

Ao promover essas conversas, educadores também ajudam os alunos a desenvolver as habilidades da leitura, orientando-os sobre como escolher livros adequados para sua idade e nível de leitura.

Assim, proponha desafios para os estudantes, mesclando diferentes temas e narrativas, favorecendo o contato deles com diferentes obras e dando a eles uma oportunidade de extrair a essência das histórias. No prazo final do desafio, abra espaço para debater os assuntos levantados pelos livros e deixe que eles digam suas impressões, se gostaram da leitura e qual personagem mais chamou a atenção.

Estimular a leitura desde cedo é essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas dos estudantes, bem como contribui para o desenvolvimento emocional e social das crianças e dos jovens, ajudando-os a entender e se relacionar com outras pessoas e culturas.

Os benefícios da leitura

      1.Melhora o vocabulário e a escrita

A leitura regular mantém as pessoas em contato com novas palavras e estruturas de frases, o que favorece a expansão do vocabulário e, por consequência, o desenvolvimento da escrita, levando os alunos, por exemplo, a escreverem textos mais harmônicos e consistentes. Outro ponto interessante é o uso dessas palavras e de expressões em diferentes contextos e estilos literários.

A poesia pode ser um bom começo para crianças que estão começando a sua jornada de aprendizagem. Em “É doce mesmo?”, Renata Bueno levanta temas sobre comportamento e humor dos personagens, brincando com as palavras em poemas com tons doces e amargos, oferecendo ótima leitura para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

     2. Desperta a imaginação e criatividade

Quando lemos um livro, somos convidados a imaginar cenas, personagens, paisagens e situações descritas nas páginas. Esse processo de criação mental envolve uma ampla gama de habilidades cognitivas e socioemocionais.

As histórias nos levam a mundos imaginários e nos trazem experiências muito diferentes daquelas que vivemos em nossas próprias vidas, proporcionando a nós outras perspectivas.

Uma obra que fala sobre diversidade cultural, inteligência emocional e autoconhecimento para os pequenos leitores em processo de alfabetização é “Enquanto seu lobo não vem”, de Telma Guimarães, que, baseado em cantigas e parlendas da nossa cultura, explora o medo, o desconhecido e o autorrespeito, com uma pitada de fantasia e muita imaginação!

       3. Aprimora o pensamento crítico

Estimular a leitura entre nossos jovens também é um meio de incentivar o contato deles com outros pontos de vista e diferentes ideias. Isso aprimora o pensamento crítico ao desenvolver comunicação e habilidades analíticas, além de auxiliar na identificação de preconceitos.

A obra “A revolução dos bichos”, de George Orwell, reúne Literatura, História e Geografia em uma fábula satírica sobre a relação entre empregado e empregador e abuso de poder. A história é perfeita para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que gostam de assuntos como ética, política e trabalho.

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