Educa Brasil: conheça o novo curso sobre Anos Finais do Ensino Fundamental

19 de janeiro de 2022


Perguntar-se qual a importância da formação continuada para os professores é cair na obviedade. Formação continuada muda profissionais, expande o crescimento pessoal, melhora a prática e cria escolas mais inclusivas. É uma demanda que deve ser constante para os gestores e líderes e, por isso, em 2018, ao identificar as principais necessidades em cursos para professores, a Editora do Brasil criou o Educa Brasil. 

Anos finais

Seu principal objetivo é oferecer cursos à distância, gratuitos e com certificação, voltados tanto para gestores, quanto professores, sempre se baseando nas exigências mais atuais da Educação Básica. Ao longo do tempo de vida do projeto, cada ano trouxe uma nova edição especialmente moldada a um segmento e suas necessidades mais urgentes. 

A novidade da vez é o curso “Ressignificar as práticas docentes nas séries finais da Educação Fundamental”, que como o nome indica, é voltado para Anos Finais do Ensino Fundamental e capacita a respeito das principais novidades provindas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Formação continuada para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

O curso é dividido nos seguintes módulos:

  • Módulo 1 – A BNCC para as séries finais da Educação Fundamental (6º ao 9º ano), com Prof. Claudio Paris; 
  • Módulo 2 – Cultura digital e metodologias ativas, com Prof. Wagner Montanha;
  • Módulo 3 – Competências socioemocionais na escola, com a Profª. Francisca Paris;
  • Módulo 4 – Arte e Educação: Música, Teatro e Dança como possibilidade do ensino multidisciplinar, com Prof. Jacob Biziak;
  • Módulo 5 – Estudo do Meio como possibilidade do ensino multidisciplinar, com a Profª. Tatiane Lima;
  • Módulo 6 – Letramento científico como possibilidade do ensino multidisciplinar, com Prof. Claudio Paris;
  • Módulo 7 – Práticas de letramento em sala de aula, com Prof. Jacob Biziak;
  • Módulo 8 – Articulação dos diversos campos da Matemática por meio da resolução de problemas e habilidades digitais, com Prof. Odimar Navas.

A grande vantagem deste curso do Educa Brasil é que o professor pode optar entre dois formatos de certificação: o curso completo de 8 módulos (40 horas) ou cursos específicos por áreas do conhecimento (25 horas). No caso do curso específico, o educador faz os módulos 1, 2 , 3 e 4 obrigatoriamente; e em seguida, pode optar pelo curso de uma das áreas do conhecimento: 

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – obrigatório cursar os módulos 1 a 5;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: obrigatório cursar os módulos 1, 2, 3, 4 e 6;
Linguagens e suas Tecnologias: obrigatório cursar os módulos 1, 2, 3, 4 e 7;
Matemática e suas Tecnologias: obrigatório cursar os módulos 1, 2, 3, 4 e 8.

Vale lembrar que a qualidade da formação continuada do Educa Brasil é atestada em sua história, no material desenvolvido e na dedicação dos profissionais que estão à frente dos cursos, lecionando as aulas, e dos que estão no planejamento, atentos em oferecer o melhor conteúdo. Ao todo, já foram mais de 40 mil educadores formados e queremos fazer sempre mais!