ENEM e PNLD 2021: o que o programa e o exame têm em comum?

11 de junho de 2021


O projeto do Novo Ensino Médio, entre várias mudanças, propõe uma estruturação curricular menos fragmentada para o segmento, tendo como guia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dessa ideia, as disciplinas passarão a adotar uma divisão mais parecida com a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que os conteúdos são cobrados por áreas do conhecimento. Como o PNLD 2021 define os livros que serão utilizados pelos estudantes e professores do Ensino Médio pelos próximos quatro anos, ele foi um dos programas mais afetados pelas novidades.

A implementação dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e nas formações técnica e profissional, em resumo, deve trazer para os novos livros didáticos, prioritariamente, conceitos como o protagonismo juvenil, a escola que acolhe as juventudes e os desafios da sociedade contemporânea. Assim como o estímulo a atitudes cooperativas e propositivas e a contextualização dos conhecimentos.

PNLD 2021 e a importância das áreas do conhecimento

Um dos fatores capazes de favorecer, e muito, o desempenho dos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio, é saber exatamente como ele funciona e como as áreas do conhecimento dialogam entre si e são cobradas nas questões. Quando o Ensino Médio antecipa esse preparo, integrando as matérias vistas durante os três anos por um olhar interdisciplinar e transversal, os jovens têm muito mais chances de superar os desafios e sair realmente preparados da sala de aula para fazer a prova e entrar no Ensino Superior.

Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas

A intercorrência entre o PNLD 2021 e o Enem é fortemente observada no Objeto 02 do programa, já que é nele que os educadores vão escolher as Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e as Obras Didáticas Específicas.

SAIBA MAIS – PNLD 2021 e a escolha do livro didático: entenda o Objeto 2.

A ideia é que os estudantes continuem vendo os principais conteúdos acadêmicos importantes, nenhuma disciplina será extinta. O objetivo dessa reformulação nas obras do PNLD 2021 é promover uma trajetória escolar que faça mais sentido aos estudantes e viabilize os itinerários formativos, onde parte das aulas é comum a todos e parte escolhida por cada estudante entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Ensino Técnico.

Conheça as obras da Editora do Brasil

A Editora do Brasil teve sete coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021. Nas obras específicas:

Já nas obras por áreas do conhecimento:

Entre os temas cobrados no ENEM e distribuídos nas obras, temos, por exemplo, Idade Contemporânea, Brasil Colônia e Império, Patrimônio histórico-cultural e memória, Tecnologia da informação e meios de comunicação, Geografia agrária, Meio ambiente, Questões econômicas e globalização, Ética e justiça, Natureza do conhecimento, Organização científica do trabalho e muito mais. Além disso, itens de estrutura similar ao exame são propostos na sugestões avaliativas, bem como, questões abertas, interpretativas, reflexivas e, eventualmente, com tomada de decisões, como as presentes no Pisa.

No site do PNLD 2021, da Editora do Brasil, é possível acessar a versão digital de cada livro e conferir como os conteúdos se relacionam. Acesse! 

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 03/03/2021.