Entenda a importância da pedagogia de projetos no Ensino Médio

26 de outubro de 2020


A última etapa da educação básica vem passando por um amplo processo de reformulação desde a homologação do Novo Ensino Médio. O propósito é promover uma trajetória escolar que faça mais sentido, gere maior engajamento, dê espaço a pedagogia de projetos, dialogue com o projeto de vida dos estudantes e desenvolva conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os empoderem para lidar com os desafios da sociedade contemporânea.

A partir desse ponto, posiciona-se o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Assim como se assegura que a escola se torne um espaço de acolhimento das culturas juvenis e dos estudantes em suas singularidades e pluralidades. Sempre respeitando os seus direitos e considerando suas diferentes características, interesses, ritmos, aspirações e papéis sociais. 

Nesse sentido, o PNLD 2021 se propõe a promover o desenvolvimento das competências gerais, competências específicas e habilidades definidas pela BNCC, sempre estimulando a autonomia, o protagonismo e a responsabilidade dos estudantes, para que eles sejam capazes de fazer escolhas e tomar decisões em relação a seus projetos presentes e futuros. 

Pedagogia de projetos no PNLD 2021

O PNLD 2021 busca promover o desenvolvimento integral dos jovens do Ensino Médio, contemplando as dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural. O que acarreta em uma formação capaz de fornecer insumos para resolver demandas complexas do cotidiano, exercer a cidadania e atuar no mundo do trabalho. As obras correspondentes a esta edição estão divididas em cinco objetos. Entretanto, em 2020 acontece apenas a inscrição das obras do Objeto 1: obras didáticas de Projetos Integradores e Projeto de Vida. Ambas buscam uma aprendizagem mais significativa, um olhar interdisciplinar, com grande foco na pedagogia de projetos.

Embora se busque envolver os estudantes no trabalho com projetos e conceder voz e escolha tanto quanto possível, ainda assim o professor continua a ser de importância vital na sala de aula. São os educadores que elaboram e planejam projetos com metas de aprendizagem específicas. Da mesma forma, modelam e sustentam a aprendizagem para que os jovens possam cumprir as metas, co-gerenciar o processo do projeto e avaliar o aprendizado. Também é o professor que dá o feedback para ajudar a todos a melhorarem e planejarem novos recursos do projeto.

Conheça as obras da Editora do Brasil

A pedagogia de projetos no Ensino Médio possibilita a ampliação no foco dos conteúdos, levando, assim, a uma formação mais integral. Por isso, todas as obras da Editora do Brasil submetidas a avaliação no PNLD 2021 – Objeto 1, funcionam como um convite para o trabalho coletivo com o corpo docente e as juventudes.

Tanto as coleções Integração e Protagonismo e Conhecer e Transformar, de projetos integradores, quanto a obra Ser em foco, que instrumentaliza a construção dos projetos de vida, trazem propostas que viabilizam a pedagogia de projetos, ao mesmo tempo que estimulam a reflexão, a análise, a interpretação e a construção de argumentos com temas que lhes são interessantes.

As propostas de trabalho perpassam, por exemplo, a criação de produtos literários, artísticos e midiáticos em diferentes etapas e áreas do conhecimento. Além disso, todas trazem um Manual do Professor capacitado para oferecer os pressupostos teóricos e metodológicos da obra e orientar o profissional sobre como trabalhar da melhor forma cada atividade e tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.

Saiba mais sobre as obras submetidas a avaliação no PNLD 2021!

Fontes: Edital consolidado PNLD 2021 – 21/10/2020.

Manual do professor

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