Entenda o Novo Ensino Médio e os livros por áreas do conhecimento

28 de abril de 2022


O Novo Ensino Médio chegou e mudou toda a estrutura do segmento educacional. Além da nova carga horária e dos itinerários formativos, uma das mudanças mais drásticas foi aplicada ao livro didático, que, em prol da flexibilidade, saiu da antiga segmentação por disciplinas para ser dividido por áreas do conhecimento.

Como serão os livros do Novo Ensino Médio?

Em suma, se até 2021, cada disciplina tinha um livro didático em volume único, a partir de agora, os livros do Ensino Médio não são mais determinados por disciplinas. No lugar disso, são seis obras por cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciência da Natureza e Ciências Humanas. A ideia é que o professor possa usar em qualquer ordem, de acordo com sua concepção do que é mais adequado ao projeto pedagógico da escola. 

Assim, agora os estudantes terão, ao todo, 24 livros para todo o Ensino Médio e, a cada semestre, receberão o material de acordo com cada área do conhecimento. Por ano, serão oito livros. É bom ressaltar que os conhecimentos individuais de cada disciplina permanecem abordados no Novo Ensino Médio, no caso, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, por exemplo, estão juntos em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Por sua vez, Química, Física e Biologia, fazem parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Português, Literatura e Matemática sofreram menos alterações em suas bases curriculares e seguem com uma carga horária mínima obrigatória.

O PNLD 2021 é o edital responsável por definir o material didático do Ensino Médio e, anteriormente, definiu e distribuiu os livros de Projetos Integradores e Projeto de Vida (Objeto 1), que agem em complemento a esta ideia de flexibilizar e aproximar o jovem da escola. Agora está selecionando, no objeto 2, os livros didáticos por áreas do conhecimento, depois irá para o objeto 3, com as obras de formação para professores e gestores, objeto 4, de recursos digitais e objeto 5, com as obras literárias.

Livros para o novo currículo

Além de participar do PNLD, a Editora do Brasil, em parceria com a Essia, tem uma coleção de livros ideais para você levar o Novo Ensino Médio para a sua escola. 

Além de adaptados aos itinerários formativos, para concretizar toda esta transformação e possibilitar a customização do Novo Ensino Médio, os materiais estarão disponíveis no formato 100% digital dentro da Plataforma de Material Interativo – ESSIA. Nela, além da flexibilidade, há a possibilidade de ampliar a interação entre os professores e estudantes por meio dos textos e das atividades propostas, o que gera um debate colaborativo.

Outro ponto importante garantido pela plataforma é o acompanhamento completo por meio da análise de dados mediante atividades criadas pelo professor. A plataforma possibilita a devolutiva mais rápida das respostas para os estudantes (por meio de relatórios). Essas funções facilitarão o replanejamento do professor a partir das dificuldades do grupo ou até mesmo de modo individual.

Legal, não é? Quer conhecer a proposta de cada um deles? É só clicar abaixo!