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Novas práticas para o Ensino Médio – Gestão

Com o objetivo de apoiar as equipes gestoras no processo de implementação do Novo Ensino Médio, cujo objetivo é efetivar um modelo curricular que vá ao encontro das demandas das diferentes culturas da juventude brasileira e dê aos estudantes oportunidade de exercer protagonismo em seus percursos de aprendizagens, sob a perspectiva da educação integral, a Editora do Brasil apresenta aos gestores escolares este conteúdo de formação continuada, que propicia a todos os membros da equipe gestora melhores meios de atuação no cotidiano único, complexo e desafiador que é o da escola.

Os gestores escolares têm a importante missão de liderar a comunidade escolar para a adaptação ao novo currículo do Ensino Médio – uma tarefa complexa para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes. Por isso, a mobilização e o engajamento da equipe escolar e da comunidade são muito importantes para essa ação. Como responsáveis legais, judiciais e pedagógicos da escola, os gestores precisam garantir seu bom funcionamento com base em uma gestão participativa, potencializando a gestão democrática, traçando um plano de trabalho coletivo, exercitando a escuta sensível de todas as demandas, possibilitando ambientes de muito diálogo, decidindo em conjunto e exercendo sua função de
maneira ética.

Nesse sentido, as propostas elencadas neste livro foram desenvolvidas para orientar os gestores escolares em relação a todas as experiências a serem vivenciadas, com informações importantes para o processo de implementação do novo currículo do Ensino Médio, todas longamente pensadas e planejadas para auxiliá-los em sua atuação:
• Conhecer seu papel como gestor;
• Identificar os próprios interesses dentro e fora da escola;
• Reconhecer as próprias forças e as forças do coletivo no qual a escola está inserida;
• Identificar caminhos e estratégias para superar dificuldades e realizar conquistas;
• Agir com empatia;
• Desenvolver projetos interdisciplinares com sua equipe;
• Refletir sobre sua prática escolar e dividi-las com seus pares;
• Identificar situações de vulnerabilidade dos estudantes;
• Colaborar com redes de proteção social;
• Estabelecer uma relação de cooperação com as famílias dos estudantes.

Autor(es): Francisca Paris, Claudio Paris, Jacob dos Santos Biziak
Segmento: Formação de Professores
Disciplina: Formação de Professores
Ano : Formação de Professores
Edição: 2ª Edição/2022
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