Ideias ecológicas para escolas aplicarem no Dia da Árvore

24 de setembro de 2021


Em setembro, no dia 21, comemora-se o Dia da Árvore,  data  escolhida por anteceder o início da primavera. Anualmente, durante esse mês,  educadores buscam ideias ecológicas para escolas, que se encaixem nas dinâmicas de suas salas de aula. Porém, as atividades sobre o Dia da Árvore não precisam ser super complexas para gerar discussões interessantes sobre o desenvolvimento sustentável.

LEIA TAMBÉM: Precisando de ideias para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola?

Vamos lá: quando você parou para olhar uma árvore pela última vez? Sabe, realmente olhar e não apenas observar. As árvores desempenham um papel tão importante para a vida humana, ainda assim, no dia a dia, muitas vezes não as notamos. No entanto, se você está procurando reduzir a poluição ao redor de sua escola, melhorar a saúde e o bem-estar dos estudantes e desenvolver mais o currículo de Ciências, bem como, de outras áreas do conhecimento, então plantar árvores é definitivamente o caminho a seguir.

Por que plantar árvores deve estar entre as ideias ecológicas para escolas?

O primeiro e mais óbvio benefício de incluir o plantio no trabalho de conscientização do desenvolvimento sustentável na escola, é o impacto ambiental. Árvores combatem a mudança climática, removendo dióxido de carbono da atmosfera e melhoram a qualidade do ar, absorvendo uma variedade de gases e filtrando partículas. Ou seja, não são apenas as pessoas que se beneficiam: já que elas fornecem habitats para centenas de espécies de insetos, pássaros e pequenos mamíferos. 

Envolver as crianças em projetos que podem fazer a diferença nas emissões de carbono de sua comunidade é trabalhar a longo prazo. Plantando a semente de uma árvore, você planta também uma convicção, que vai crescer com cada indivíduo que compõe a sua turma. Um esquema de plantio é uma excelente ideia ecológica para escolas, ao oferecer a oportunidade de discutir a biodiversidade em um projeto tangível. É um experimento científico da vida real, perfeito para exemplificar conceitos e abordar os ciclos da natureza.

Quer mais motivos? 

Além dos benefícios ambientais, o plantio de árvores também tem impacto positivo na saúde das crianças. Segundo um manual lançado em 2019 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), brincar ao ar livre favorece o desenvolvimento neuropsicomotor, melhora o controle de doenças crônicas e resulta em menor risco de encarar problemas de saúde na vida adulta.

Com a mudança climática no topo da agenda política, agora é o momento para discutir essas questões com seus estudantes – fazê-los plantar árvores pode ser não só estudo, como também parte da solução para um mundo melhor. Afinal, a maneira mais eficiente de inspirar o amor pela natureza é começar a ensiná-lo desde cedo. Ao fazer com que aprendam todos os aspectos do plantio e cuidado de árvores, da escolha de uma espécie até colocá-la no solo e prover o necessário para que siga seu ciclo, eles entendem por que as práticas ensinadas são importantes para o nosso bem-estar.