Maneiras de melhorar as habilidades de comunicação dos estudantes

24 de novembro de 2021


Por que os professores devem investir no aprimoramento das habilidades de comunicação de seus estudantes? Bem, comunicação e educação estão entrelaçadas; a  primeira faz parte do dia a dia de uma escola como essência do aprendizado. Comunicamos conteúdo, compreensão, avaliação e muito mais. Ademais, é também uma habilidade decisiva para todo jovem moderno dominar. Os avanços na mídia digital, mudanças no escopo de carreiras e maior competitividade do mercado de trabalho tornam o aprimoramento do saber comunicar uma necessidade.

Como desenvolver habilidades de comunicação?

O caminho para melhorar as habilidades de comunicação dos estudantes passa por ajudá-los a pensar criticamente, ouvir ativamente e trabalharem juntos, mas, esse projeto pode ser divertido e envolver filmes que mostrem habilidades de conversação. Afinal, esta é uma competência essencial, já que permite às pessoas compartilharem pensamentos, opiniões e ideias. Embora possa parecer simples na superfície, conversas eficazes incluem uma troca de dar e receber embasada em linguagem corporal, contato visual, entendimento, conexões intelectuais e emocionais.

Ao assistir um produto audiovisual, por exemplo, você pode pausar e criar as conversas, fazendo perguntas sobre as mensagens comunicadas na obra. Mas comunicação e educação podem se fundir também usando a tecnologia. De e-books a aplicativos, os alunos podem ouvir ou ler materiais e observar as diferentes enunciações de discurso. Nesse caminho, a maneira mais eficaz de melhorar as habilidades de comunicação dos seus estudantes parte da conversação e do reforço da escuta ativa.

A comunicação não é apenas falar, é também ouvir. Aqui entram as discussões e reflexões em grupo. Incentive-os a fazer perguntas claras e a criar respostas realmente esclarecedoras. Como professor, faça também perguntas abertas para inspirar discussão e demonstrar que existem várias maneiras de perceber e responder a uma questão. Os exercícios que envolvem a turma toda também podem ajudar a aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita, pois não só oferecem a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, o que ajuda os tímidos, como também cria a oportunidade de debater suas opiniões e trabalharem juntos por um grande objetivo. 

LEIA TAMBÉM: Como desenvolver o pensamento crítico em alunos da geração Z?

Não se esqueça do papel do pensamento crítico

Outro método para melhorar as habilidades de comunicação é por meio de exercícios de pensamento crítico. Isso pode ser feito verbalmente ou com tarefas escritas, que dão a chance de responder às perguntas de forma criativa e com as próprias palavras. Qualquer que seja a faixa etária com a qual você está trabalhando, lembre-se de valorizar o dia a dia dentro e fora do ambiente da sala de aula, para desafiar a classe a sair da mesmice. 

Seja criativo, desafie e encoraje os estudantes a se expressarem e expandirem!

Revista Arco 43