Matemática e suas Tecnologias: definições e desdobramentos no PNLD 2021

30 de junho de 2021


A área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias condensa saberes lógicos, ligados pela construção de uma visão integrada, que envolve diferentes conceitos e suas formas de uso em uma situação-problema. Nessa perspectiva, com as novidades do Ensino Médio, o PNLD 2021 busca trazer para as obras aprovadas a união de conteúdos diferentes com o mesmo objetivo: oferecer ao estudante conhecimentos acerca dos aspectos do viver em sociedade e criar protagonismo, mesmo quando se fala de Matemática e suas Tecnologias.

CONFIRA TAMBÉM: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: definições e desdobramentos no PNLD 2021. 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes dessa faixa etária “devem utilizar conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos da área”. É dever de Matemática e suas Tecnologias promover ações que estimulem e provoquem os processos de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar criativos, analíticos, indutivos, dedutivos e sistêmicos e favoreçam a tomada de decisões orientadas pela ética e o bem comum. 

O que diz o PNLD 2021?

Segundo o edital do PNLD 2021, todos os volumes da obra didática por área de conhecimento de Matemática e suas Tecnologias devem consolidar e aprofundar os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores desenvolvidos no Ensino Fundamental. Da mesma forma, assegurar a efetiva aquisição das competências gerais, específicas e relacionadas de forma integrada com as outras áreas, especialmente com Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No conjunto dos seis volumes da obra de Matemática e suas Tecnologias aprovada no PNLD 2021, é proposto o desenvolvimento dos diferentes tipos de raciocínio lógico-matemático (indução, dedução, abdução e raciocínio por analogia) por meio de diversos problemas, atividades e vivências, especialmente para promover práticas (orais e escritas) de argumentação, além de assegurar a valorização da prática científica (e da tomada de decisão cientificamente informada), com foco no desenvolvimento de processos de investigação, com especial atenção à construção de modelos.

Outras propostas feitas pelos volumes da obra são assegurar o desenvolvimento, do ponto de vista matemático e computacional, da análise crítica, criativa e propositiva da produção, circulação e recepção de textos de divulgação científica e de mídias sociais, considerando os elementos que constituem esses textos. Também devem trabalhar, de forma sistematizada, com diversos processos cognitivos, tais como: observação, visualização, compreensão, organização, análise, síntese, comunicação de ideias científicas; conferindo especial ênfase à argumentação e aos processos de inferência.

InterAção Matemática

A Editora do Brasil apresenta sua coleção Matemática e suas Tecnologias, aprovada no item “Obras por área do conhecimento” do Objeto 2 do PNLD 2021: InterAção Matemática. Nela, as competências e habilidades da BNCC são totalmente contempladas e o Manual do Professor aponta e comenta como são desenvolvidas. Vamos conhecê-la? 

InterAção Matemática parte de uma proposta inovadora e flexível, especialmente importante ao se pensar a jornada de implementação da nova proposta do Ensino Médio. Os seis volumes contemplam a resolução de problemas como eixo condutor de todo o trabalho, divididos em três unidades formadas por um percurso de investigação com sucessivas problematizações. Estas possibilitam aos discentes a elaboração de conclusões e o estabelecimento de novos conceitos. 

Cada volume apresenta ainda uma parte chamada “Conexões & Projetos”, na qual os estudantes colocam em ação, de maneira articulada, as habilidades trabalhadas nas unidades daquele livro. Ao final é apresentada a “Caixa de ferramentas”, com textos relacionados a conhecimentos desenvolvidos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que servem como fonte de consulta e retomadas. Ficou curioso?

Saiba mais sobre a obra e baixe o arquivo de experimentação aqui!

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 07/04/2021; EDUCAÇÃO É A BASE.