Mitos e verdades sobre o PNLD 2021

14 de maio de 2021


O PNLD 2021 trouxe muitas novidades que podem gerar dúvidas e oportunidades para a disseminação de fake news. Entender o programa é essencial para os educadores, não só porque o poder de decisão de escolha é deles, mas também porque serão eles a trabalhar com as obras e materiais didáticos com seus estudantes do Ensino Médio. Partindo daí, a escolha é extremamente importante para o crescimento educacional dos jovens e base para processos da própria escola.

Estar informado é evitar cair em propaganda enganosa. O melhor lugar para isso é por meio dos canais oficiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nele, é possível consultar todos os informes do PNLD 2021. Assim como os editais de todas as edições e se manter informado sobre tudo o que acontece na educação do país. 

 

O processo de escolha será igual ao das edições anteriores? 

Antes de tudo, é bom lembrar que o PNLD 2021 se baseia nas novas diretrizes para o segmento – e na BNCC, portanto, as obras e materiais didáticos refletem esse posicionamento. Além disso, ele foi dividido em cinco Objetos, com processos de escolha por etapas. A escolha do Objeto 01 foi encerrada em março, quando avaliaram-se as obras didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida, voltadas para estudantes e professores, que devem ser utilizadas nas escolas pelos próximos três anos (2022 a 2024).

Agora, a próxima etapa é o Objeto 02, quando entram em análise as Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e as Obras Didáticas Específicas, também voltadas para estudantes e com o mesmo tempo de uso.  Em seguida, no Objeto 03, entram as obras didáticas de Formação Continuada para Professores e Gestores. No Objeto 04, serão os Recursos Educacionais Digitais, e no Objeto 05, Obras Literárias (Língua Portuguesa ou Inglesa), nos dois objetos, as obras são voltadas para estudantes e professores.

No PNLD 2021 as disciplinas serão extintas? 

Não! Em vez de várias disciplinas separadas por “caixinhas”, o PNLD 2021 propõe que o conteúdo seja organizado por área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Apesar disso, as habilidades e competências de todas as disciplinas permanecerão em desenvolvimento, em uma combinação de trabalho transversal e interdisciplinar. 

Se eu escolhi as obras de uma editora no Objeto 1, tenho que escolhê-la novamente no 2? 

Sua escola não é obrigada a escolher a mesma editora ou coleção do Objeto 1. Pelo contrário, o educador deve avaliar sempre a que mais conversa com as necessidades da sua comunidade escolar e escolher sem pressão, baseando-se numa pesquisa inteligente e coerente. 

Está em dúvida ainda? Tudo bem! Conheça as editoras de seu interesse, entenda e procure sempre estar bem informado sobre as novidades da educação. 

A Editora do Brasil não compactua com as fake news e sabe que a escolha tem que ser feita pelos educadores, de forma justa, clara e honesta. Por isso, preocupa-se em manter suas redes sociais, site, blog e podcast sempre atualizados com a informação verdadeira. 

Além disso, preparamos um material especial para você FICAR POR DENTRO dos objetos 2, 3, 4 e 5. Acesse aqui!

revista Arco 43