Novo SAEB: o que muda e como manter um bom desempenho?

12 de agosto de 2021


A cada dois anos, estudantes da educação básica brasileira realizam uma prova padronizada, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa prova, até 2018, chamava-se Prova Brasil; de 2019 em diante passou a ter o nome de Sistema de Avaliação da Educação Básica, ou seja, nosso conhecido Saeb. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as médias de desempenho dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

LEIA TAMBÉM: Precisando de ideias para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola?

O Sistema existe desde os anos 90, porém, com a mudança, também passou a nomear o conjunto de avaliações da Educação Básica. Criado para diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes e verificar a qualidade das escolas, em 2020 o exame teve novas modificações aprovadas, que passam a valer a partir deste ano. 

Novo Saeb, quais as principais mudanças? 

As novidades buscam trazer mais agilidade nas informações sobre a educação brasileira, para que as escolas iniciem seus anos letivos já com informações necessárias a respeito do nível de aprendizagem, por isso, a partir de agora o exame será anual. A ideia é que o novo Saeb seja implementado aos poucos.

Em 2021, aos moldes de 2019, haverá aplicação nas escolas públicas para o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª e a 4ª séries do Ensino Médio. Nas escolas privadas valem as mesmas etapas, em formato amostral. 

Os estudantes responderão a um questionário e a testes de Língua Portuguesa e Matemática; os professores e diretores também terão questionários. Já o 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado, em formato amostral, em Língua Portuguesa e Matemática, assim como o 9º ano do Ensino Fundamental terá aplicações amostrais de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 

A principal novidade é a avaliação da Educação Infantil, também de forma amostral, com questionários para os secretários municipais de Educação, diretores e professores do segmento. O Inep, aplicador do exame, também deseja ampliar a utilização dos resultados como uma nova forma de ingresso para as universidades. Por causa dessa nova função, o Saeb aplicado aos estudantes do Ensino Médio ganhará o nome de Enem Seriado

Solução crescer e transformarNovidade da Editora do Brasil: vem aí a Solução Crescer e Transformar!

Você já está preparando seus estudantes para o Saeb? Para ajudar as escolas e professores brasileiros, a Editora do Brasil lançará, neste segundo semestre, a Solução Crescer e Transformar, com conteúdos e recursos didáticos que, de forma sistematizada e estratégica, auxiliará na formação integral dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, então, uma ferramenta imprescindível para a preparação do Novo Saeb

Fique atento ao nosso blog e redes sociais para saber tudo sobre a novidade!