O Projeto de Vida de acordo com o Novo Ensino Médio

16 de dezembro de 2020


O Novo Ensino Médio torna obrigatório o desenvolvimento do Projeto de Vida com os estudantes de todas as escolas. Com sua inserção, nutre-se um espaço de autodesenvolvimento, capaz de prover tanto experiências individuais, quanto coletivas. Fundamentada na BNCC, essa reformulação busca trazer a possibilidade de projetar, conceber e concretizar o que está por vir na vida dos jovens. A Base, inclusive, diz que “uma das maneiras de buscar respostas às perguntas iniciais da existência, tais como: Quem sou? Por que existo? Por que existe tudo e não nada?, é por meio desse autoconhecimento”. Por ele, inicia-se a construção da identidade pessoal.

Projeto de Vida na escola: espaço para descobertas

Ainda segundo a BNCC, muitos alunos relatam ou demonstram, direta ou indiretamente, não serem merecedores de sonhar, de modo que grande parte da energia dos professores reside em superar determinismos geográficos ou biológicos e despertar nos adolescentes a vontade deles quererem algo para si, reforçando que a escola é:

  • Espaço de acesso ao conhecimento;
  • Ampliação do universo cultural;
  • Ascensão social e profissional.

A escola é, também, um espaço privilegiado para descobertas. Seja no estudo da poesia à biologia, sempre há possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro potencial humano. O que torna o Projeto de Vida na escola mais do que essencial: ele é o espaço que falta para que o jovem do Ensino Médio possa desenvolver habilidades como ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. Além disso, encontrar apoio para escolher os caminhos que irá seguir no próprio Ensino Médio e em seu futuro pessoal e profissional.

PNLD 2021

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático objetiva avaliar e disponibilizar às escolas obras de apoio à prática educativa. Como a atual edição direciona seu foco ao material didático para o Ensino Médio, ela existe em complemento às mudanças implantadas no segmento. Para viabilizar essas transformações, o PNLD 2021 apresenta algumas mudanças no formato dos materiais ofertados e em sua organização. Uma delas é a escolha dividida em cinco objetos, sendo que, em 2020, educadores e gestores estão avaliando as obras do Objeto 1 – entre elas, o Projeto de Vida.

De acordo com o edital (versão de 28/out/20), é por meio do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes nas variadas vivências relacionadas às quatro áreas do conhecimento que cada jovem amplia seu autoconhecimento, aprende sobre o mundo e (re)constrói modos de ser e de agir sobre ele. Uma escola, portanto, funciona melhor quando acolhe as juventudes e conjuga suas vivências em meio aos conteúdos acadêmicos.

Ser em foco

A Editora do Brasil tem a obra Ser em foco inscrita e submetida à avaliação no programa. Nela, são utilizadas metodologias ativas que favorecem a reflexão, o senso crítico, o protagonismo e a autonomia dos discentes. Ser em foco destaca a importância do autoconhecimento para os jovens como caminho para sua autorrealização e a identificação de seus interesses e de suas possibilidades de escolhas para o futuro, planejando o processo de realização de seus propósitos. 

Esse autoconhecimento, aliás, é incentivado por meio de problematizações, diálogos e da argumentação, cedendo espaço para as juventudes realizarem pesquisas e sensibilizando-as a promover intervenções sociais. Ser em foco enfatiza a autonomia crescente, a colaboração e a empatia, em discussões sobre sustentabilidade, preconceito, consumo, empreendedorismo, saúde, pertencimento e outros conceitos de igual importância, para fornecer aos estudantes ferramentas concretas de planejamento de ações. Saiba mais sobre a obra!

Fonte: Novo Ensino Médio; Projeto de vida: Ser ou existir?

Arco 43_4 edição

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