O que é o material digital do professor do PNLD 2023?

25 de fevereiro de 2022


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático lançou recentemente o edital do PNLD 2023 iniciando o processo de inscrições de materiais e livros didáticos voltados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Nesta edição, serão escolhidos:

  • Objeto 1: Obras didáticas – Livro do Estudante e Manual do Professor;
  • Objeto 2: Obras didáticas – Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem – destinadas aos estudantes e professores;
  • Objeto 3: Obras literárias destinadas aos estudantes e professores;
  • Objeto 4: Obras Pedagógicas destinadas aos professores e gestores e Recursos Educacionais Digitais destinados aos estudantes e professores.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Educa Brasil: conheça o novo curso sobre Anos Finais do Ensino Fundamental

Escolha do livro didático dos Anos Inicias do Ensino Fundamental

Com a forma parecida com a colocada em prática nas edições anteriores, o PNLD 2023 começa sua singularidade com o detalhamento para Português e Matemática em termos de práticas de alfabetização baseadas em evidências científicas e a definição de Língua Portuguesa como área independente.

Focando a harmonização entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a PNA (Política Nacional de Alfabetização), mas partindo da perspectiva técnico-científica na alfabetização, um dos grandes destaques para esse segmento serão os conteúdos digitais do Objeto 4. Quer entender melhor o que será esse material digital do professor, gestor e estudante? Vem, que a gente explica.

LEIA TAMBÉM: PNLD 2023 e a escolha do livro didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

PNLD 2023 e o material digital do professor, gestor e estudante

Como  dito, comparado as edições anteriores do programa, o PNLD 2023 tem como grande destaque o material digital do professor, do objeto 4. Por que? Por que é uma forma de inclusão do digital totalmente nova. De acordo com as especificações do edital, o material do professor como um todo será bem estruturado, com claras propostas de itinerários, sugestões de atividades e avaliações diagnósticas e formativas, que contemplem a progressão da aprendizagem.

Por sua vez, o material digital do professor, gestor e estudante deverá compor uma coleção dentro das áreas de Língua Portuguesa, Arte e Educação, Física, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As obras de Língua Portuguesa, por exemplo, deverão conter um videotutorial, materiais digitais em formato PDF em cinco volumes, um para cada ano, e cinco conjuntos de audiovisuais, um para cada ano também. E assim se repetirá dentro de cada área. Interessante, não é? 

Acompanhe o #BlogdaBrasil e fique por dentro das grandes novidades sobre o PNLD 2023! 

Fonte: EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2021