Onde o PNLD 2022 e o planejamento da Educação Infantil se encontram?

14 de abril de 2022


O PNLD 2022 — e as obras que por ele serão selecionadas —  tem muito a colaborar com o planejamento da Educação Infantil das redes de ensino. Por quê? Porque entre o material didático, literário e pedagógico que será selecionado nas duas etapas e três objetos, há as obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseadas em evidências.

O que são as obras pedagógicas de preparação para alfabetização?

As obras pedagógicas de preparação para alfabetização fazem parte do objeto 3 e, assim como o objeto 1 — as obras didáticas —, pertencem à primeira fase de escolha do programa. Destinadas exclusivamente aos educadores da Pré-Escola, devem ser compostas por um Guia de Preparação para a Alfabetização em volume único impresso e digital contendo orientações e práticas eficientes de preparação para alfabetização.

Por sua vez, este guia é formado de conteúdos de apoio ao planejamento da Educação Infantil e à prática educativa, como:

  • Numeracia: noções de quantidade, algarismo, somas, subtrações, proporções simples envolvendo números de apenas um algarismo, noções de localização, posicionamento, espacialidade, direcionalidade, tempo, tamanho, peso e volume, noções de formas geométricas elementares e noções de raciocínio lógico e matemático; 
  • Literacia: breve fundamentação teórica e explicação conceitual;
  • Importância da educação infantil como etapa preparatória para a futura alfabetização e da intencionalidade pedagógica em cada atividade executada pelo professor;
  • Exemplos práticos de aplicação em sala de aula, na forma de atividades, jogos e brincadeiras, enfatizando o aspecto lúdico, as artes visuais e cênicas, a música e a motricidade;
  • Assim como conteúdos que podem ser abordados ao longo do ano letivo, possibilitando ao professor a construção de seu próprio cronograma;
  • Exemplos detalhados de possibilidades de avaliação formativa, sugerindo momentos para a sua realização e explicitando qual objetivo é o alvo de cada uma.

As obras pedagógicas de preparação para alfabetização serão reutilizáveis e têm ciclo de quatro anos.

Construindo as Bases da Alfabetização

Nesta categoria, a Editora do Brasil tem inscrita para avaliação a obra Construindo as Bases da Alfabetização, que considera necessário que educadores e agentes que participam do processo educacional reflitam sobre a prática em prol do desenvolvimento dos alunos. Além de estimular questionamentos, tem como objetivo apresentar a importância da Educação Infantil e da atuação do professor na pré-escola.

Baseado no PNA (Plano Nacional de Alfabetização), o volume é dividido em quatro capítulos, com introdução, indicação de leituras complementares e referências comentadas. Seu grande destaque é o fato de ter o dedo de autoras com grande experiência de atuação e produção de conteúdos nas áreas da pedagogia e psicologia, no caso, Daniela Beraguas Tarjino e Talita de Cassia Pazeto.

O guia traz questionamentos que podem estimular educadores e professores a repensar sua atuação, suas estratégias didáticas e todo o planejamento da Educação Infantil. Sempre, é claro, em diálogo, não apenas com o intuito de fornecer orientações teóricas, mas também ajudando a compreender as bases conceituais necessárias para aplicar, de forma reflexiva e ativa, as diversas estratégias e atividades que podem ser implementadas no dia a dia escolar. 

Atenção ao processo de escolha!

A escolha das obras, seja do objeto 1 ou 3, deve ser feita por meio de uma análise criteriosa  baseada nas informações presentes no Guia do PNLD 2022. É ele que traz as resenhas das obras aprovadas, os critérios que nortearam a avaliação, os modelos das fichas de análise e o hiperlink de acesso ao conteúdo integral.