PNLD 2022 e o futuro da Educação Infantil

23 de agosto de 2021


O PNLD 2022, voltado para Educação Infantil, está em pleno processo de escolha das obras. Mas você sabe quais tendências pedagógicas ele trará?

Destinado às escolas públicas de Educação Básica da rede federal e das redes estaduais, municipais, do Distrito Federal e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público, a atual edição é dividida nos seguintes objetos:

  • Objeto 1 – Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores da Educação Infantil;
  • Objeto 2 – Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da Educação Infantil;
  • Objeto 3 – Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências.

Dentro dessa estrutura, as obras didáticas devem promover práticas de ensino para o desenvolvimento da linguagem oral e da literacia emergente, assim como contribuir para que as crianças da pré-escola adquiram habilidades preparatórias para a alfabetização formal. Sem esquecer, é claro, da aprendizagem dos componentes essenciais à alfabetização, à literacia e à numeracia.

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PNLD 2022: literacia e numeracia

Em acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765 em 11 de abril de 2019, o PNLD 2022 tem em suas diretrizes os conceitos de literacia e numeracia, que podem ser nomes novos para alguns, mas tratam de processos de ensino-aprendizagem bem comuns.

A ciência cognitiva apresenta um conjunto de evidências sobre como as pessoas aprendem a ler e a escrever e indica os caminhos mais eficazes para alcançar êxito. É dentre esses caminhos que surgem os conceitos de numeracia, ou seja, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à matemática, e literacia, que consiste no ensino e na aprendizagem das habilidades de leitura e escrita, independentemente do sistema utilizado. 

Se as habilidades preditoras são desenvolvidas quando as crianças se expressam por meio de brincadeiras e outras atividades, elas também desenvolvem confiança e atitudes positivas quando seus pais, responsáveis, familiares e amigos falam e brincam com elas, encorajando-as a explorar seu mundo e fazer perguntas. Nesse sentido, a PNA também abarca a literacia familiar. 

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Mas e a BNCC, onde entra? 

Tanto a BNCC quanto a PNA, à sua maneira, buscam melhorias no processo de ensino-aprendizagem da educação brasileira e, por isso, podem atuar em conjunto. Em resumo, a Base propõe dois eixos principais: o de interação e o de experiência. Já a PNA pensa a partir da ciência cognitiva e considera que o cérebro não se desenvolve sem experiência, uma completa a outra. 

Nesse caminho, as obras da Editora do Brasil para o PNLD 2022, Adoletá I e Adoletá II e Bambolê I e Bambolê II, traçam trajetórias unindo as duas perspectivas para a Pré-escola I. Para saber qual delas combina com a sua sala de aula, acesse aqui e aproveite para degustar as obras e os materiais complementares. 

A qualidade que você já conhece, a editora que você já confia!

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