Precisando de ideias para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola?

26 de julho de 2021


A Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, adotada em 2015, inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até 2030. Países em todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para cumprir esses objetivos. Entre eles, tornar a energia limpa e acessível, interromper o aquecimento global, acabar com a fome e a pobreza criando cidades e comunidades sustentáveis e assim por diante. Um caminho até essas metas é empregar esse desenvolvimento sustentável na escola, afinal, a educação é a ferramenta mais poderosa de mudança. 

Os ODS são objetivos universais para todas as pessoas e são inerentemente globais por natureza. Aprender sobre eles ajuda as crianças e jovens a desenvolverem percepções sobre questões críticas do mundo e encontrar seu lugar nele.
Muito além de uma aula sobre sustentabilidade, essas questões são inseparáveis ​​da cultura e, para entender verdadeiramente os ODS, os estudantes precisam aprender sobre o mundo ao seu redor.

Saiba mais sobre o tema acessando a 5ª edição da Revista Arco 43!

Aplicando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola

Se a educação transforma, uma das formas pela qual ela faz isso é se apoiando na literatura. É como dito pela ativista Malala Yousafzai: “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. Justamente o mote do projeto “Clube de Leitura ODS”, também das Nações Unidas: mudar o mundo e aplicar o desenvolvimento sustentável na escola, empregando os livros como ferramenta de incentivo a crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS.

Lançado em 2019, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, o projeto contém uma lista de livros de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. Chamado por aqui de o “Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa”, a Editora do Brasil tem o orgulho de contar que integra com títulos muito especiais a relação de obras brasileiras selecionadas. Vamos conhecê-los?

Abecedário de Aromas – Cozinhando com Tempero e Poesia

Relacionando-se ao Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, Abecedário de Aromas pode integrar aulas que busquem trabalhar a alimentação saudável em sala de aula. Alimentar-se bem deveria ser uma tarefa diária e que, muitas vezes, devido à facilidade e a tentação pela comida industrializada, não ocorre. Por isso, a proposta deste livro é justamente oferecer alternativas, apresentando temperos, chás e especiarias que acrescentam muito mais sabor e saúde ao nosso prato. Tanto adultos quanto crianças poderão aprender juntos, por meio de poesias divertidas e ilustrações coloridas.

Layla, a Menina Síria

O Objetivo 5 é focado em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Em comum ação, Layla, a Menina Síria pode suscitar ótimas discussões sobre este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável na escola. Na obra, Layla veio com sua família de Aleppo, no norte da Síria, por causa da guerra, assim como quase todos os seus amigos e familiares, obrigados a procurar um lugar seguro para viver.
Acompanhamos na leitura o período tão conturbado que viveu antes de finalmente chegar ao Brasil, sempre através de sua sensível narração. No mundo contemporâneo, faz-se mais que necessário entender diferentes realidades, ouvir as histórias dos outros e aprender com eles o que é empatia, superação, coragem e alteridade.


Entre Cães e Gatos 

Entre Cães e Gatos se encaixa no Objetivo 10 – Redução da Desigualdades, ao contar a histórias de Vivi. Os pais da garota não puderam deixar de notar que a filha se comunicava com seus amigos de quatro patas, mas fingiram não saber de nada. A obra lembra que as pessoas têm dificuldade de entender aquilo que é diferente. Junto com seu novo amigo Rique (que fala “gatês”), Vivi vai aprender que seu dom pode ajudar muita gente (e até a salvar o bosque do bairro) e ensinar aos leitores que não há nada de errado em ter habilidades especiais.

LEIA TAMBÉM: Como e por que a sustentabilidade na escola será um diferencial pós-pandemia?

Em Algum Lugar do Mundo 

Neste momento, em algum lugar do mundo, há uma criança pensando no que acontece por dentro dela, em sua casa, sua família, sua escola, no local onde mora. Pensando mil coisas criativas, científicas, emotivas, inovadoras, interessantes, malucas. Não seria legal poder espiar um pouquinho desses pensamentos? Em Algum Lugar do Mundo é exatamente isso: um vislumbre de alguns desses pensamentos infantis. Uma verdadeira celebração a todas as crianças, geniais em sua essência, múltiplas em suas vozes, desejos, sonhos e aspirações, inspiradoras em sua verdade, que se relaciona com as ideias do Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O Haiti de Jean 

O Haiti de Jean conta a história de Jean e sua família, que infelizmente tiveram que se separar enquanto o pai buscava um lugar melhor para onde levá-los. Jean e a mãe tentavam sobreviver com o mínimo que podiam, e a narrativa que se segue conversa com Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, através do olhar desse menino e as dificuldades enfrentadas pela população haitiana para sobreviver, após um fenômeno tão destrutivo quanto o terremoto pelo qual passaram. Não se trata apenas do relato de uma família do Haiti, mas da luta de toda uma população para recomeçar. 

E aí, que tal começar um Clube do livro e trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola com as suas turmas?