Professores na pandemia: maneiras pelas quais os gestores podem mostrar apoio

5 de novembro de 2021


Liderar, motivar e apoiar é uma proposta complicada em meio a uma crise sanitária global. Com o retorno às aulas presenciais e com os desafios do professor na atualidade, os gestores têm muito o que rever de suas práticas para lidar com os estudantes, mas também não deixar de apoiar a equipe docente. Ansiedade, expectativa e medo são apenas alguns dos sentimentos experienciados pelos professores na pandemia. Embora muitos deles não sejam novos, o contexto os intensifica.

É necessário se certificar que os protocolos de segurança estejam todos em dia para funcionários e discentes e que as práticas pedagógicas estejam atualizadas, assim como o que foi aprendido nas aulas remotas, híbridas, assíncronas ou síncronas, permaneça aliado ao melhor do que anteriormente mantinha a educação básica funcionando. Com todo esse foco nos bastidores, o desafio para a gestão é encontrar maneiras de mostrar apoio às pessoas por trás de tudo isso e garantir que a saúde do professor e de toda a equipe da escola esteja resguardada.

Como apoiar os professores na pandemia e no retorno ao “normal”? 

Seja sincero e transparente. Antes de qualquer coisa, tenha a equipe como aliada, não inimiga. Fale sobre os processos e garanta ter recursos disponíveis para quando precisarem, o que inclui ter em mãos informações sobre apoio à saúde mental do professor. Ou seja, converse com sua equipe, lembre-se de que todos estão lidando com novas e difíceis questões de escolaridade, na esfera doméstica, preocupação com alunos vulneráveis, entre outros temas. Eles precisarão de apoio para refletir sobre essas questões e sobre como lidar com o impacto emocional.

Ajude a equipe a manter um senso claro de propósito e a tornar isso significativo na situação atual. A educação é uma profissão profundamente social e é essencial ter boas relações para promover a resiliência dos professores na pandemia. Apoie-os na tarefa árdua que é reconhecer quem podem amparar e a quem devem pedir ajuda.

Saúde deve estar em primeiro lugar. Os gestores precisam encorajar a equipe a cuidar de si mesmos e precisam ser um exemplo desse comportamento. Promova interações que reforcem o exercício físico regular, a boa nutrição, sono suficiente e limite de mídia social. Também é válido praticar a gratidão e celebrar as pequenas vitórias do dia a dia. Você pode apoiar melhor os professores e toda a equipe da escola sendo humano em primeiro lugar e, só em segundo lugar, o gestor preocupado.

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h