Projeto de leitura: Monteiro Lobato e a interdisciplinaridade

25 de setembro de 2020


É papel da literatura levantar discussões e reflexões sobre a história e a atualidade. Ciente disso, o projeto de leitura da Coleção Picapau Amarelo, da Editora do Brasil, traz a obra de Monteiro Lobato em uma versão que, embora atualizada, preserva o conteúdo e a forma originais.

Na adaptação, foram mantidas a prosa coloquial e a criação daquele universo de pessoas, bichos e seres fantásticos do Sítio do Picapau Amarelo, tão conhecidos por várias gerações brasileiras. Mas, alguns elementos foram modificados.

O grande desafio, presente em projetos que envolvem obras clássicas, foi medir o que adaptar do texto-fonte, mantendo a fidelidade ao original. As alterações, então, partiram de uma atualização para o século XXI: com uma linguagem mais próxima à atual, adequação de assuntos relevantes e indispensáveis e a exclusão de passagens desnecessárias ao fluxo geral das narrativas.

Coleção Picapau Amarelo 

O Projeto de Leitura de Monteiro Lobato leva as crianças por uma jornada pelas áreas do conhecimento. Nas obras Viagem ao Céu e Reinações de Narizinho, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde e toda a turma do Sítio embarcam em aventuras linguísticas, poéticas, científicas, históricas, artísticas, geográficas, interplanetárias e interliterárias.

Cada volume da coleção torna-se, assim, um convite ao manuseio e à leitura – individual ou compartilhada. Funcionando como uma ferramenta de simulação das rodas de conversa que aconteciam no próprio sítio. Capaz de reunir as turmas em torno da milenar arte de contar histórias, ler em voz alta, folhear as páginas, tocar as ilustrações e sentir cores e texturas de retalhos – matéria-prima da boneca Emília. 

Ou seja, os livros trazem uma variedade de linguagens: visual, textual e gráfica. Sempre pensando no diálogo coletivo e individual entre as obras, as crianças e os professores. Além da narrativa, as edições acompanham textos dirigidos à leitura e ampliação do debate. São textos de orelha (do pesquisador Magno Silveira); de abertura (dos editores); no final do livro (dos adaptadores Silvana Salerno e Fernando Nuno); e as biografias de Monteiro Lobato, assim como dos adaptadores e da ilustradora Raquel Matsushita.

Ao fim, o educador tem uma contextualização completa, do ponto de vista cultural, histórico, social, linguístico, científico, literário e artístico. Podendo trabalhar os volumes em aulas, ao decorrer do bimestre, trimestre ou em um projeto específico.

Contextualização do Projeto de Leitura 

Ao partir dessa contextualização, o professor pode abordar questões importantes que ampliam as visões sobre Monteiro Lobato na atualidade. Como, o que faz a obra deste autor ser tão polêmica para os dias de hoje? Ou, por que algumas abordagens dele são consideradas preconceituosas?

O debate não apenas atualiza as temáticas, como põe a literatura em seu lugar de questionar o status quo. Além de instigar a curiosidade e direcionar os estudantes para temáticas que convergem com outros componentes curriculares e podem gerar interdisciplinaridade em parcerias com professores de Ciências, Geografia, História e Arte.

Para ajudar a identificar as oportunidades, a Editora do Brasil disponibiliza junto das obras suplementos complementares que sugerem caminhos de trabalho. As sugestões são divididas por componentes curriculares, de acordo com a BNCC, para facilitar as abordagens. No caso da história Reinações de Narizinho, o meio ambiente está muito presente e, por isso, pode ser trabalhado durante as aulas de Ciências. 

Uma sugestão do Projeto de Leitura é partir das cartas entre Narizinho e o Príncipe Escamado, que vinham sempre acompanhadas de algum mimo da natureza. Dessa forma, a água, as plantas e os animais servem de ponto de partida para pesquisas e aprofundamento dos conhecimentos sobre o meio ambiente. 

É possível também, nas aulas de Geografia, discutir a localização do sítio, características do relevo local e da vegetação. Do mesmo modo, trabalhar com um mapa do local e outro imaginário, do Reino das Águas Claras.

Sugestões de conteúdo para o professor

As atividades sugeridas no suplemento buscam auxiliar o trabalho do educador a abordar o livro e os assuntos em sala de aula. Nesse ínterim, o Projeto de Leitura ainda identifica quando as histórias do Sítio conversam com outras obras clássicas e sugere propostas com a interligação delas. São citados “O pequeno príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry, “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe e outros títulos.

Os suplementos também indicam leituras de livros, artigos e filmes para ajudar os professores a expandirem as discussões para outros formatos e visões. Além de terem uma boa base crítica sobre o autor e sua contextualização histórica.

Ficou curioso? Acesse os arquivos de Viagem ao Céu e Reinações de Narizinho para conferir todas as abordagens do Projeto de Leitura da obra de Monteiro Lobato.

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