Prover uma infância feliz é princípio da Educação Infantil?

24 de agosto de 2021


No Brasil, 24 de agosto é o Dia da Infância. A data foi criada para promover o “ser criança” e o ideal de uma infância feliz. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nessa fase se enquadram as pessoas com até doze anos de idade incompletos. É o ECA, inclusive, que garante que os direitos dos pequeninos sejam assegurados, assim como as oportunidades para seu pleno desenvolvimento.

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Esse desenvolvimento é enfatizado durante a Educação Infantil. Boas escolas entendem que uma infância feliz deve fazer parte das necessidades sociais, emocionais, físicas e intelectuais de todos. Afinal, na infância, cada situação é uma oportunidade de aprendizado. Aprender é tão natural quanto respirar para os pequenos e, por isso, aprender brincando tem a ver com estarem em um ambiente de amor e respeito, para assim se sentirem poderosos e competentes para realizar qualquer tarefa.

Como prova desse cenário, pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa utilizando um banco de dados com mais de seis mil entrevistas e encontraram conexões significativas entre experiências positivas na infância e a saúde mental na fase adulta. Tamanha é a importância de uma infância feliz, que entre os participantes que relataram boas vivências nesta fase de suas vidas, as chances de terem depressão ou algum sintoma de doença mental nos meses seguintes à pesquisa foi 72% menores do que entre aqueles que relataram poucas experiências positivas.

Infância feliz é aprender brincando 

Uma infância feliz durante a Educação Infantil é muito mais fácil de acontecer quando os educadores e todos os funcionários que interagem com as crianças têm treinamento, compreensão e conhecimento adequado sobre o desenvolvimento dessa faixa etária. Só assim reconhecem verdadeiramente o valor do aprender brincando e baseiam-se na curiosidade natural das crianças para promover o amor pela aprendizagem.

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Da mesma forma, preparam o ambiente para que todos aprendam por meio da exploração e descobertas ativas, dentro de programas que desenvolvem as habilidades motoras grandes e pequenas. Quando o conjunto completo de necessidades das crianças é atendido e elas aprendem que suas ideias têm valor, sua confiança e capacidade criativa aumentam. 

Mas a família também é importante nessa história de infância feliz, ter o apoio dos pais como parceiros na compreensão das características únicas dos pequenos. As famílias têm muito a acrescentar aos processos da Educação Infantil. Essa união garantirá que a criança seja totalmente compreendida e tenha todas as suas necessidades atendidas, incluindo alimentação adequada, descanso e boa saúde, bem como oportunidades intelectuais e sociais.

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