Quais tipos de metodologia de ensino são tendência atualmente?

28 de junho de 2022


O que você pode esperar da educação daqui para frente? Quais os tipos de metodologia de ensino são ou serão  tendências educacionais depois dos acontecimentos mundiais dos últimos dois anos?

Buscando ideias de aulas criativas? Ensine com Star Wars! 

A urgência da pandemia impulsionou mudanças nas práticas educacionais como nunca antes visto. A integração da tecnologia está em alta e todos estão determinados a encontrar o ponto de equilíbrio necessário para os alunos realmente aprenderem melhor, seja na escola ou em casa. 

Dessa movimentação surgiram novas metodologias de ensino, antigas ganharam nova roupagem e os próximos anos devem ditar uma transformação no aprender e ensinar. 

Quais tipos de metodologia de ensino você deve ouvir falar em 2022?

Aprendizado baseado em jogos

Para início de conversa, é bom saber que a aprendizagem baseada em jogos é diferente da gamificação. O aprendizado baseado em jogos é uma abordagem que aplica propositalmente os princípios dos jogos para ajudar os alunos a alcançar objetivos específicos de aprendizado. Por sua vez, a gamificação é a aplicação de princípios de jogos aos métodos tradicionais de aprendizagem, focando principalmente no aumento do envolvimento dos alunos.

A aprendizagem baseada em jogos torna as ferramentas de aprendizagem online mais poderosas e pode ser eficaz para aumentar o aprendizado, ajudando alunos a criarem estratégias, desenvolverem habilidades de resolução de problemas e repensarem suas tentativas anteriores de uma tarefa para melhorar estratégias futuras.

Aprendizado orientado por inteligência artificial

A inteligência artificial vai permitir decisões baseadas em dados dentro da sala de aula, automatização de tarefas burocráticas e criará caminhos de aprendizagem personalizados para cada aluno. 

Além de agir na área de segurança cibernética, ajudando os sistemas a reconhecer padrões para que a segurança aprenda com situações anteriores e melhore os tempos de resposta.

Aprendizado online e híbrido

Tivemos que mudar a forma de ensinar e desenvolver novas estratégias para o engajamento dos alunos e, agora, podemos ver pontos positivos no que inicialmente parecia ser negativo. O aprendizado online, em determinados casos, pode remover barreiras ao aprendizado, restrições de tempo e até o bullying.

Gravar uma aula enquanto a ensinam virtualmente se tornou opção para alguns educadores, para que os alunos possam assisti-la novamente (ou pela primeira vez!) mais tarde. Por sua vez, o aprendizado híbrido mescla o melhor dos dois mundos: aprendizagem on e offline. 

Aprendizado baseado em competências

A aprendizagem baseada em competências é um dos tipos de metodologia de ensino que se concentra na progressão do aluno por meio do currículo em seu próprio ritmo, profundidade, etc. À medida que as competências são comprovadas, os alunos continuam a progredir. É semelhante ao aprendizado baseado em domínio, com a principal diferença sendo que o aprendizado baseado em competências geralmente se concentra em habilidades observáveis ​​ou ‘competências’.

Aprendizado personalizado

Quando um currículo escolar é adaptável às necessidades de seus alunos é provável que promova o progresso, pois cada um pode se mover no seu próprio ritmo. Com os novos programas e software adaptáveis, ​​professores podem identificar as lacunas e concentrar forças nelas.

Mindfulness

Ao ensinar mindfulness na sala de aula, você pode ajudar a melhorar a resposta dos alunos e reduzir seus níveis gerais de estresse. Um ponto a mais para as aulas de habilidades socioemocionais.

Pode vir acompanhado de pausas cerebrais, ou seja, atividades curtas de cinco a dez minutos que funcionarão como descanso do conteúdo, como dançar ou ficar em pé para se alongar. Ao fazer essas pausas, os alunos ficam menos propensos a se sentirem estressados ​​ou ansiosos e poderão se concentrar melhor em sua próxima lição ou tarefa.

Aprendizagem experiencial

A aprendizagem experiencial é uma estratégia que permite que os alunos estudem e desenvolvam habilidades em um ambiente fora da sala de aula.  Excursões (virtuais ou não) e outras tarefas que os incentivem a aprender fora da escola são exemplos.

Após o tempo que ficaram sem a interação social física, esse é um dos tipos de metodologia de ensino mais promissores as carências das crianças e jovens de hoje.

STEAM

Essa é uma das tendências educacionais mais promissoras há anos, seja com o currículo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), quanto com a adição das Artes ao lado desses assuntos, criando assim o STEAM.

Com ganhos como a melhora da criatividade e uma educação mais completa e prática.

Quais  tipos de metodologia de ensino mais se encaixam com a sua sala de aula? Conta pra gente nas nossas redes sociais!