Qual o papel do professor na Educação Infantil?

9 de julho de 2021


Ensinar é uma das profissões mais desafiadoras que alguém pode escolher para si e, considerando a importância do cenário de desenvolvimento na primeira infância, o papel do professor na Educação Infantil é especialmente engenhoso. Esse é o profissional que estabelece a construção do sucesso de uma criança nos primeiros anos de escola e, consequentemente, em toda a vida estudantil que virá. 

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O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo. À medida que a sociedade elimina os estereótipos de controle e emprega o aprender brincando, os educadores adotam novos métodos que colocam a criança como a figura central. 

O papel do professor na Educação Infantil é único?

Nesse caminho, Jill Miels, Ph.D. e professora assistente no Departamento de Educação Elementar da Ball State University, definiu em seu artigo “As Sete Faces do Educador da Primeira Infância” o papel do professor na Educação Infantil em sete vertententes: 

O comunicador

O professor da Educação Infantil lida com muita gente ao longo do seu dia: pais, filhos, equipe de apoio, público em geral e administradores. Por isso, deve estar preparado para se comunicar com todas essas pessoas e se sentir à vontade para fazer perguntas, buscar conselhos e compartilhar suas experiências. No artigo, Miels lembra que é papel do professor na Educação Infantil também ter o cuidado de escutar a criança, incluindo a interpretação de palavras e ações. É o ato da escuta atenta que o ajudará a determinar as necessidades de cada um e trabalhar pontualmente na promoção do desenvolvimento da criança.

O facilitador

Os professores da primeira infância apoiam a aprendizagem, fornecendo atividades e materiais. Ao facilitar a aprendizagem e prover um ambiente adequado ao desenvolvimento, materiais interessantes e tempo suficiente para explorar, aprender, brincar e interagir, as crianças consideram o aprender fácil e divertido. Ou seja, esse educador não está simplesmente passando informações e conhecimento para frente, está tentando ajudar as crianças a se tornarem aprendizes independentes. 

O treinador

O papel do professor na Educação Infantil como treinador não é definido apenas por ensinar e passar informações, mas também interagir com os alunos e ensiná-los a fazer as coisas. Da mesma forma, observá-los enquanto estão fazendo, corrigir os erros e dar feedback. Como treinador, esse professor tenta encorajar as crianças com quem trabalha para, assim, extrair o melhor de cada uma.

O exemplo

Os professores precisam praticar continuamente, aprender enquanto ensinam aos alunos. Eles devem ser um modelo de ensino para sua comunidade. Quando o professor da Educação Infantil reconhece a importância de um conteúdo profundo e da experiência pedagógica, ele nunca para de aprender. Meils sugere em seu artigo que os educadores precisam sempre se perguntar: “No que eu acredito? Quanto do que acredito pode e deve ser repassado? Tenho preconceitos que aparecem de maneiras ocultas?”. A partir das respostas, o profissional terá uma melhor noção de onde se colocar nesse mundo escolar.

O Contador de histórias

O trabalho do professor na Educação Infantil como contador de histórias é ouvir narrativas e compartilhar suas próprias histórias com a sala de aula. Memórias sempre podem ser experiências de aprendizagem valiosas para as crianças, pois quando contam suas histórias, motivam-se a interagir, envolvem-se e participam das atividades. Quando ouvem, entendem melhor e aprendem os assuntos que o professor deseja ensinar. Nas narrativas sempre há um personagem que desempenha o papel principal, uma situação ou acontecimento, um local e um momento. Essa sucessão prende a concentração e ensina.

O guardião do tempo

Ao contrário do que se possa pensar, Meils diz no artigo que é papel do professor na Educação Infantil questionar a validade da marcação do tempo e dos prazos. No lugar de dividir o aprendizado em blocos de tempo designados, o profissional deve tentar criar oportunidades de aprendizagem constantes. Ela diz que devemos nos perguntar que tipo de mensagem estamos enviando às crianças: se estivermos dizendo a elas para terminar a pintura em 30 minutos, a conclusão pode ser de que estamos menos preocupados com a qualidade de suas experiências do que com o cumprimento do prazo. Deve-se ensinar que o aprendizado é constante e não limitado aos momentos do dia ativos em certas atividades. 

O pesquisador 

O papel do professor de Educação Infantil como pesquisador está sendo cada vez mais enfatizado, e isso inclui mais do que apenas coletar dados e escrever artigos de pesquisa. Trata-se de usar sua observação e reflexão para informar sobre a prática. Usar novas pesquisas em situações de sala de aula pode ajudar a construir o próprio conhecimento e se manter sempre atualizado.

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