Que tal conferir uma proposta de atividade com música para a Educação Infantil?

19 de abril de 2022


Crianças adoram música, assim como todas as chances que têm para levantar e se movimentar pela escola. É por isso que dar às crianças a oportunidade de ouvir música, tocar instrumentos, experimentar sons e mover seus corpos é algo de que um professor da Educação Infantil jamais vai se arrepender. Neste texto, trazemos uma proposta de atividade com música para chacoalhar a sua aula e ajudar os pequenos a desenvolver suas habilidades motoras, de escuta e socialização. Bora conferir? 

Quais os benefícios de um projeto de musicalização na Educação Infantil?

Um estudo de 2011 encontrou uma conexão significativa entre a participação de uma criança em programas de música e a preparação para as habilidades de leitura e escrita. Observou-se que a consciência fonológica, que é uma consciência dos sons da fala (vital para a linguagem), pode ser aprimorada por meio da interação musical. 

Outro estudo, mais recente (2020), investigou o efeito da educação musical no repertório de habilidades escolares em 80 crianças, entre oito a doze anos, de ambos os sexos, expostas e não expostas à educação musical. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante nas crianças expostas à educação musical, evidenciando que houve melhoria no desempenho escolar e na competência acadêmica.

Mas existem várias razões pelas quais bolar uma proposta de atividade com música voltada para os pequenos é importante, afinal, a música:

  • Envolve e estimula o cérebro, inclusive sendo capaz de melhorar a memória de curto prazo e a capacidade de aprendizado de idiomas;
  • Ajuda no desenvolvimento de habilidades de escuta e concentração;
  • Apoia o bem estar físico e mental ao proporcionar um meio de expressão;
  • Apoia o desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio;
  • Ajuda a desenvolver as  habilidades sociais, cooperativas e de comunicação;
  • Além de fomentar a criatividade e estimular o interesse pela aprendizagem.

LEIA TAMBÉM: 4 aplicativos educativos divertidos e gratuitos para crianças

E qual a melhor proposta de atividade com música?

Você pode dividir a sua proposta de atividade com música em tarefas fragmentadas inseridas ao longo do dia a dia, do semestre ou do ano. O importante é que a música e a dança façam parte da sala de aula tal qual o ensino de Português ou Matemática.

Música e Matemática 

Aliás, é bom destacar que a música e a Matemática também estão muito interligadas. A música pode ensinar as crianças sobre o ritmo, que se relaciona com o conceito matemático de padrões. Uma ideia para mostrar a correlação é praticar uma rima repetitiva, em que o refrão é o padrão de duplicação e que pode facilmente introduzir a ideia. 

Parte do corpo dançando

Coloque uma música e diga aos seus alunos que eles só podem dançar com a parte do corpo que você indica. Se você disser braço, só essa parte pode balançar e assim por diante.

Dança com lenços

Coloque uma música adequada – clássico é uma boa – e instrua as crianças a se movimentarem segurando um lenço em cada mão, acenando, balançando e se envolvendo no material.

Dançando e desenhando

Pegue alguns pedaços grandes de papel e forre o chão. Faça com que a turma deite sobre eles com um giz de cera na mão. Toque uma música bem animada e peça que se movimentem deitados , inclusive as mãos, desenhando livremente.

Faça uma caminhada de escuta

Leve as crianças para andar pela escola e ouvir os sons dos ambientes — dos pássaros cantando aos carros buzinando. Vocês podem tentar imitar os sons e, na volta para a sala, colocar uma música e deixar as crianças dançarem, movendo-se como algumas das coisas que viram.

Faça seus próprios instrumentos

Seja qual for seu plano de aula para Educação Infantil que envolva música, nem sempre os instrumentos estarão a mão, então nossa primeira dica para uma proposta de atividade com música é criar as ferramentas de trabalho.

Pandeiros

Faça furos nas laterais de pratos descartáveis ​​e amarre sinos ou algum penduricalho que faça barulho ao chacoalhar.

Castanholas

Corte retângulos de cartolina colorida. Dobre a cartolina para fazer um quadrado. Na parte interna da cartolina, cole um botão com cola quente em cada lado. Quando os botões forem tocados juntos, farão um ruído de clique.

Bateria

Decore uma lata com tinta ou cartolina. Pauzinhos, varetas ou lápis não afiados podem ser usados ​​para baquetas.

Matracas

Use dois blocos de madeira do mesmo tamanho. Prenda uma lixa em um lado de cada bloco com cola ou tachinhas. As crianças podem esfregar os blocos juntos no ritmo da música.

Gongo Chinês

Corte o meio de uma caixa de cereal em um formato redondo. Faça um buraco na lateral e amarre com um barbante. Amarre a outra ponta do barbante em um buraco no topo da caixa de cereal. Faça um batedor com um lápis e uma rolha.