Rematrícula escolar de 2021

11 de dezembro de 2020


A campanha de rematrícula escolar de 2021 começou há alguns meses. Entretanto, com a aproximação do fim deste ano e início do próximo, mesmo com as incertezas sobre como ele será, aumentam-se as expectativas e ansiedade sobre a tratativa entre famílias e escolas.

Durante a crise ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), foi o momento de engajar os pais e mostrá-los qual é a missão da gestão escolar. Para as escolas que deixaram esta questão de lado, provavelmente a fidelização sofrerá impactos. Além disso, as indefinições sobre a volta das aulas presenciais devem interferir nessa questão. Os pais esperam escolas bem posicionadas perante os protocolos sanitários e as possibilidades do ensino híbrido  e remoto.

 

Rematrícula online

Independente do retorno completo das aulas presenciais acontecer logo ou tarde, é imprescindível investir na rematrícula online. Tanto pela praticidade que esse sistema proporciona aos pais, quanto pela garantia dos protocolos de segurança sanitária, uma vez que as instituições devem evitar aglomerações em suas dependências. No ano passado, apenas 9% das escolas utilizavam a rematrícula online, mas considerando que a pandemia impulsionou a digitalização, essa é uma questão que não pode ser regredida. 

Além disso, a campanha de atração e retenção de matrículas deve ser fortemente marcada nas redes sociais e em buscadores, como o Google. Não de qualquer forma, a escola deve ter uma estratégia bem sólida, com uma comunidade de interesse definida. Nas redes sociais, por exemplo, investir em conteúdo ao invés de propaganda direta, é uma forma de mostrar o que compõe o currículo e a gestão da instituição. Patrocinar posts no Facebook e no Instagram, é uma ótima forma de atrair novos seguidores e interessados em matrículas, desde que o anúncio seja bem segmentado. 

Já no Google, a estratégia está em criar conteúdo no formato de inbound marketing, ou seja, uma forma de publicidade focada na atração online e em conteúdos úteis para o seu público-alvo. Esta tem como principal exemplo o uso de palavras-chave direcionando interessados ao serviço ou produto para o site que o divulga. Escolha bons temas sobre a sua instituição, de interesse de quem procura boas escolas, e crie textos sobre eles. É importante que haja realmente conteúdo a ser consumido e que as palavras-chave estejam bem replicadas em toda a sua estrutura. E, se a sua escola ainda não investe em anúncios pagos no Google, é hora de repensar essa questão.

Não basta ser digital

Uma campanha de rematrícula escolar que seja digital, mas não interativa pode perder-se no caminho. Para ter retorno, o atendimento também deve ser online. Dessa forma, tanto e-mails para ouvidoria, quanto comentários nos posts, stories e mensagens diretas devem ter uma equipe responsável por responder adequadamente. Não se esqueça de manter o horário de atendimento bem claro, de preferência o mesmo que é oferecido presencialmente. Pelo bem da equipe e para evitar possíveis triangulações. Lembre-se que no mundo digital, quanto mais rápida for a resposta, mais se impressiona os clientes.

Tour virtual

Outro benefício que o digital pode trazer mesmo com o distanciamento são as possibilidades de um tour virtual. A visita costuma ser um momento decisivo para a matrícula, pois é quando se avalia a estrutura, proposta de ensino e diferenciais competitivos. O tour virtual já existia em sites de algumas escolas, se a sua ainda não possui, é um bom momento para garantir. Porém, se o trabalho com esse tour 360° não for possível, opte por fotos bonitas, claras e que deem uma boa dimensão dos espaços.

Cuide de quem já é seu cliente

Com o digital solidificado, é bom se lembrar da boa e velha indicação. Pais e responsáveis buscam o melhor para os seus filhos e, no geral, é muito mais fácil confiar quando alguém próximo lhe garante as qualificações da escola. Ao voltar os olhos com carinho para quem já é cliente, preocupando-se em atender suas questões e mostrando a ele que a sua instituição é o melhor lugar para os filhos serem educados, as pessoas vão indicar aos amigos. Clientes verdadeiramente promotores não precisam se basear na promessa de desconto, mas sim na qualidade a eles oferecida.

Uma forte ferramenta no processo de engajar as famílias é a realização de pesquisas. Desde que sejam bem organizadas, objetivas, feitas por um bom canal e com perguntas delimitadas. Nesse formato, além de determinar maneiras para analisar os resultados, é possível descobrir insights para um plano de ação de atração e fidelização.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h