Saiba tudo sobre o PNLD 2022 Infantil

13 de julho de 2021


A infância é uma época de notável desenvolvimento social e cognitivo. Durante esta fase, as crianças são altamente influenciadas pelo ambiente e pelas pessoas que as rodeiam. Por isso, investir em boas práticas na Educação Infantil é uma das melhores coisas que podemos fazer para promover o desenvolvimento a longo prazo dos pequenos e da sociedade como um todo. É isso o que faz o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2022), voltado para a Educação Infantil.

LEIA TAMBÉM: O que é o método fônico de alfabetização?

Como funcionará o PNLD 2022?

Nesta edição, as redes de ensino escolherão obras didáticas, literárias e pedagógicas, dividas em três objetos e duas fases:

  • Objeto 1: Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores;
  • Objeto 2: Obras literárias destinadas aos estudantes e professores;
  • Objeto 3: Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências.

Fase 1 – Objeto 1

Na fase 1, em andamento atualmente, serão escolhidos os Objetos 1 e 3, com as Obras Didáticas divididas em dois tipos – Creche e Pré-escola – e algumas subcategorias:

  • Creche I – Volume I: Bebês (0 a 1 ano e 6 meses); Volume II: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);
  • Creche II – Volume único: Bebês e Crianças bem pequenas (0 a 3 anos e 11 meses);
  • Pré-escola I – Volume I: Crianças pequenas de 4 anos; Volume II: Crianças pequenas de 5 anos;
  • Pré-escola II – Volume único: Crianças pequenas de 4 e 5 anos (4 a 5 anos e 11 meses);

As obras desta fase do PNLD 2022 serão compostas por Manual do Professor Impresso e Digital e Material do Gestor Digital; ambos possuem também vídeos tutoriais. Nas categorias Pré-Escola I e II, também haverá Livro do Estudante Impresso. Vale ressaltar que o Manual do Professor Impresso é reutilizável, porém o Livro do Estudante é consumível. Todas as obras têm um ciclo de quatro anos.

Fase 1 – Objeto 3

No Objeto 3, as Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências serão escolhidas apenas na categoria Pré-escola. Em volume único, cada obra será composta pelo Guia de Preparação para a Alfabetização Impresso e em versão digital, em formato PDF. A ideia desse material é fornecer orientações e práticas eficientes para a alfabetização e por isso são reutilizáveis em um ciclo de quatro anos.

BANNER_EDUCA EI

Fase 2 – Objeto 2

A Fase 2 tem previsão para começar no primeiro semestre de 2022 e definirá as Obras literárias. Um processo de escolha também dividido em categorias, de acordo com a faixa etária: 

Creche I – Bebês (0 a 1 ano e 6 meses);
Creche II – Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);
Pré-escola – Crianças pequenas de 4 e 5 anos

Todas compostas por Livro do Estudante Impresso, Livro do Professor Impresso e Material do Professor Digital.

Como será feita essa escolha do livro didático infantil?

A escolha das Obras Didáticas no PNLD 2022 deve ser feita embasada na análise das informações contidas no Guia do PNLD, sempre considerando a adequação e a pertinência dos recursos em relação à proposta pedagógica de cada escola. 

O Guia do PNLD 2022 estará disponível no portal www.fnde.gov.br e terá as resenhas das obras aprovadas, os critérios que nortearam a avaliação pedagógica, os modelos das fichas de análise e o hiperlink de acesso ao conteúdo integral das obras aprovadas e seus respectivos materiais digitais para embasar a escolha dos educadores.

O mesmo processo ocorrerá para a escolha das Obras Literárias. Vale ressaltar que estas servirão para composição do acervo literário da escola, para o uso na biblioteca ou espaço para leitura. Caberá ao corpo docente e dirigente da instituição as escolhas quanto à distribuição interna e emprego pedagógico de cada uma, respeitando-se a condição de utilização direta por parte dos estudantes.

A qualidade que você já conhece, a editora que você já confia

A Editora do Brasil tem um sólido histórico quando se trata de boas práticas na Educação Infantil. Nossos livros e autores são conhecidos pela vanguarda das obras e no PNLD 2022 não poderia ser diferente, com cinco obras inscritas e submetidas à avaliação no Objeto 1 e 3 do programa. 

Para a Pré-escola I temos Adoleta I e Adoleta II, Bambolê I e Bambolê  II, duas coleções que se diferem por suas propostas e estruturas.

Em conformidade com a BNCC e a PNA, Bambolê é permeada por atividades lúdicas e adequadas à faixa etária, com situações cotidianas, brincadeiras e experimentações que incentivam as formulações de hipóteses, raciocínio lógico e estímulo à leitura e à escrita.  Cada volume é dividido em Literacia e Numeracia, e organizado em quatro unidades, que correspondem aos quatro bimestres do ano. Caso a sua escola não adote o sistema bimestral, é possível adaptá-lo, observando a tabela de evolução sequencial de conteúdos. Baixe o livro!

Adoletá, também baseada na BNCC e na PNA, apresenta atividades com conteúdos pedagógicos que estimulam, principalmente, as diversas funções cognitivas – importantes para aquisição e desenvolvimento das habilidades preditoras e básicas de leitura, escrita e matemática. As obras têm como autoras Vilza Carla, das coleções de grande renome,  Tic-tac – É tempo de aprender e Essa mãozinha vai longe, e Patrícia Botelho, com grande conhecimento e produção na área de desenvolvimento cognitivo. 

O Volume I aborda as vogais A, E, I, O, U e números de 0 a 9, e o Volume II aborda as letras de A a Z e os números de 0 a 30. Baixe o livro!