Sala de aula invertida: saiba como aplicar esse método

17 de março de 2023


A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino ativa que ganhou destaque durante a pandemia por estimular a interação dentro e fora de sala, respeitar o tempo de aprendizagem de cada estudante, otimizar o período de aula e diversificar as dinâmicas entre docentes e discentes.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é sala de aula invertida e como aplicá-la.

O que é sala de aula invertida?

Diferentemente do modelo tradicional, a sala de aula invertida coloca o estudante como protagonista nos estudos com responsabilidade, pois ele deixa de apenas absorver o conteúdo e passa a ir atrás de informações antes das aulas.

A busca pelo conhecimento tem como base materiais digitais e físicos, disponibilizados pelo professor que realiza a tutoria durante todo o processo de ensino.

Em sala, o educador ganha um novo papel: o de mediador. É nesse momento que os discentes compartilham todo o material que reuniram com os colegas de classe, como se estivessem em um debate. Durante a aula, o professor utiliza esse momento de troca entre os estudantes para tirar dúvidas e guiar a conversa rumo ao objetivo focal do tema.

A metodologia da sala de aula invertida difundiu-se devido ao sistema híbrido de ensino, que combina o virtual e o físico, e favorece o desenvolvimento de habilidades, como a pesquisa em sites confiáveis e de qualidade, o pensamento crítico e o diálogo.

Aplicando a metodologia em sala de aula

Agora que entendemos o que é sala de aula invertida, vamos aos meios de aplicar a metodologia junto ao plano de ensino!

O primeiro passo é reunir materiais de qualidade que servirão como guia para a absorção do tópico. Aqui, é possível explorar diversos formatos: vídeos produzidos pelo educador ou retirados de plataformas digitais, podcasts, e-books, textos de blogs, filmes, episódios de seriados e até mesmo trechos de livros.

O segundo e último passo é o momento de planejar a dinâmica do debate em sala de aula. A classe pode ser dividida em duplas ou grupos e apresentar suas conclusões sobre a temática desse modo. Essa é uma etapa importante, já que a avaliação é pautada na capacidade de absorção e argumentação individual.

Considerando outras formas de análise, cada estudante pode desenvolver atividades diversificadas, como a criação de um vídeo para uma rede social, o desenvolvimento de uma redação de acordo com o modelo do ENEM, a elaboração de um episódio rápido de podcast ou a resolução de um quiz criado pelo professor.

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