Utilize atividades com poemas para comemorar o gênero e a criatividade em sala de aula

29 de outubro de 2021


Em outubro, além do Dia Nacional do Livro, também se comemora o Dia do Poeta. Mês ideal para celebrar a literatura e a poesia em toda a sua magnitude. Para algumas crianças e adolescentes, a lírica, diferente da prosa, é um terreno de resistência. É comum ouvir que não gostam ou não entendem poesia. Se os educadores pudessem ajudar suas turmas a pensar na poesia como algo expansivo em vez de restritivo, então, mudariam esse cenário. Uma boa forma de fazer isso é experimentar atividades com poemas em sala de aula e estimular a criatividade. 

O que a poesia ensina aos alunos?

A arte da poesia é uma forma de expressão centenária. Além de ter uma longa tradição, há muitas vantagens a ganhar com atividades com poemas na sala de aula contemporânea.  Leitores e escritores de poesia de todas as idades se beneficiam da prática de várias maneiras, tanto emocional quanto academicamente.

Primeiro porque a poesia é uma arte técnica, também do coração, portanto, pode funcionar como uma válvula de escape para a expressão emocional. Assim, o processo de escrever poesia tem a capacidade de ajudar os jovens a gerenciar e organizar suas próprias emoções. Da mesma forma, esta é uma demanda que inspira criatividade. Geralmente, os alunos florescem quando a criatividade está na mistura de qualquer atribuição ou tarefa em sala de aula, e escrever não é diferente. Ao criar um poema, devem explorar palavras e sentimentos para tornar algo significativo e pensar fora da caixa.

Confira três atividades com poemas

Uma das maneiras mais simples de comemorar o Dia da Poesia é pedir aos alunos que escrevam seus próprios poemas. Os professores podem fornecer tópicos e orientações para a criação de poemas, ou os alunos podem criar um poema que seja considerado “estilo livre”. Independentemente disso, todos têm a oportunidade de explorar.

A atividade com poemas a seguir pode ser realizada em todos os níveis de ensino e é facilmente adaptada para aulas remotas. Os alunos devem simplesmente pesquisar e encontrar um poema que os atraia e apresentá-lo aos colegas. Os professores podem definir diretrizes para restringir o tipo de poema que pode ser selecionado e os tópicos a serem abordados.

Outra forma é estudar a conexão entre poesia e música . A maior parte da poesia é escrita e lida com ritmo. Além de estudar a técnica, os estudantes podem fazer poemas enquanto mantêm um ritmo constante; podem transformar um poema em música criando uma melodia para cantá-lo. Independentemente da atividade com poemas que você escolher, lembre-se de incentivar sua turma a se expressar e a explorar a criatividade o ano todo.

Revista Arco 43