Volta às aulas presenciais e a importância da socialização na escola

31 de janeiro de 2022


Nessa volta às aulas presenciais em 2022, as escolas estão sendo desafiadas a retornar a algum tipo de normalidade, mesmo enquanto avançamos pela possibilidade de um terceiro ano de uma pandemia global. Ainda assim, é bom considerar que a perda social experimentada pelos estudantes é grande e será um desafio daqui para frente. Afinal, como voltar a estudar depois de tanto tempo com empenho, enquanto se retoma as amizades e a vida social sem medo?

É esperado que os problemas de comportamento surjam como um reflexo do estresse que a pandemia colocou nas crianças e jovens. Para alunos que lidam com luto, problemas de saúde mental ou os efeitos de suas condições sociais agravadas, grandes transições podem ser ainda mais desafiadoras, já que a ansiedade e o estresse crônico ativam o modo de “sobrevivência” do cérebro. 

A importância da socialização na escola pode ser avaliada pela forma como o sistema nervoso atua. Ele tem plasticidade, mas precisa de segurança e do sentimento de pertencimento para acessar as regiões frontais do cérebro – que mantêm as habilidades de resolução de problemas, atenção e auto-regulação emocional – para poder se sentir competente, autônomo e motivado.

Formas de valorizar a socialização na volta às aulas presenciais 

Quando a Covid-19 surgiu, muitos estavam focados no que as crianças sentiriam falta do lado acadêmico. Como os alunos seriam capazes de recuperar o atraso em leitura ou matemática? Como o acesso a computadores ou serviços confiáveis de internet poderiam afetar o aprendizado? Embora estas continuem a ser preocupações válidas, também há o lado social e emocional a ser considerado. 

O que pode ser feito para apoiar esses estudantes durante a potencial lacuna de socialização gerada pelo distanciamento social? 

Crie espaços seguros

As escolas são uma ótima maneira para as crianças aprenderem a se comunicar, fazerem amigos, desenvolverem relacionamentos saudáveis ​​e conviverem com pessoas que são diferentes delas. Nessa volta às aulas presenciais, pratique o compartilhar, das preocupações às celebrações. Pode ser um momento de conversa, escrita, desenho, a forma como preferirem. Porém, antes de implementar essa prática, é preciso discutir os acordos e a confiança na sala de aula, para fazer dessa atividade uma escolha.

Práticas de mindfulness

As realizações acadêmicas e sociais dos alunos estão intimamente relacionadas à sua saúde mental, que é influenciada pelos principais agentes de socialização. Um dos principais objetivos da socialização no ambiente escolar é tornar a criança socialmente competente. Todos devem desenvolver habilidades que lhe permitam funcionar emocional e intelectualmente dentro da sala de aula e fora dela. Práticas de mindfulness podem ajudar, já que requerem conexão com outras pessoas, ao mesmo que ajudam a preparar o sistema nervoso para um calmo estado de alerta. Integrá-las no dia a dia da sala de aula nessa volta às aulas presenciais pode ser uma boa para praticar a colaboração e a empatia.

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