5 filmes com histórias de professores inspiradores

29 de maio de 2019


A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Muitos são os casos de professores inspiradores no cinema. Desde Robin Williams, em Gênio Indomável, até Julia Roberts, em O Sorriso de Monalisa.

Mas, além disso, as situações que surgem nas tramas são muito similares à vida real. Afinal, sabemos dos desafios que podem aparecer na rotina de cada professor, seja em sala de aula ou mesmo fora dela. Para trazer alguns exemplos, separamos uma lista de filmes sobre professores inspiradores, que podem causar uma sensação de nostalgia e similaridade nos mestres dessa profissão.

5 filmes sobre professores inspiradores

Adorável Professor
O filme se passa em 1964, quando o músico Glenn Holland (Richard Dreyfuss) decide lecionar e, assim, ter uma condição financeira melhor. Dessa forma, o professor começa a dedicar seu tempo para compor uma sinfonia, encontrando no meio do caminho uma grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela Música. Mas não acaba por aí: o protagonista descobre que seu filho, recém-nascido, é surdo e necessita de cuidados especiais.

Na trama podemos acompanhar o dilema de Mr. Holland, muito similar ao que alguns professores já passaram: família, alunos, ou o amor pela profissão?

O Sorriso de Monalisa
Julia Roberts vive o papel de Katherine Watson, uma professora recém-graduada que recebe o desafio de lecionar História da Arte no conceituado colégio Wellesley, local que realmente existe e foi responsável pela formação de Hillary Clinton. Entretanto, as coisas complicam não só pelos episódios de machismo que Katherine sofre, mas também por questionamentos que a jovem passa.

A professora então começa a buscar alternativas para suas alunas e impulsiona o potencial e talento escondidos em cada uma delas.

Escritores da Liberdade
Famoso entre os exemplos de filmes com professores inspiradores, a trama se passa em um bairro carente, corrompido pela violência e agressividade. Os alunos não se sentem mais motivados a aprender e são pouco estimulados a isso. Até que surge a mestre Erin Gruwell (Hilary Swank). Motivada em mudar essa realidade, Gruwell dá início a diferentes métodos de ensino. Tudo isso para retomar a confiança desses alunos e criar laços de respeito, tolerância e amor pela educação.

Gênio Indomável
Um dos melhores exemplos de professores do cinema e com várias indicações ao Oscar, inclusive como melhor filme, Gênio Indomável mostra a vida de Will, um faxineiro na faixa dos 20 anos de idade que trabalha em uma universidade em Boston. Com o tempo, o jovem revela-se um gênio em Matemática, mas por causa do seu temperamento difícil e comportamento rebelde, Will é obrigado, por determinação legal, a fazer terapia e acompanhamento. Apesar disso, nada parece funcionar, até que surge Sean (Robin Williams) um analista que cria verdadeiros laços de amizade entre mestre e aluno.

Além da Sala de Aula
Semelhante a realidade de certos professores ao redor do mundo, o filme traz Emily VanCamp como Stacey Bess, professora de primeira viagem que deve superar seus medos e preconceitos para poder lecionar à crianças em situação de rua. Tudo isso dentro de uma sala improvisada e com poucos recursos, porém com muita força de vontade, a professora Emily faz uma grande diferença na vida de seus alunos.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h