Assessoria Pedagógica

O trabalho de assessoria pedagógica da Editora do Brasil consiste em prestar orientações/suporte às instituições educacionais, garantindo a correta implantação dos materiais adotados, e atender às demandas emergentes dentro de cada contexto escolar por meio de diversas soluções educacionais. Na busca pelo aprimoramento de nossos serviços educacionais, disponibilizamos, para as escolas parceiras, formações para professores e gestores de todas as regiões do país.

As escolas que adotam nossos materiais contam com o apoio da Editora do Brasil durante todo o ano.

Conheça melhor nossa equipe de assessores(as) pedagógicos(as):

  • Renata Sanches
    Área de atuação:Gerente de Serviços Educacionais

    Mestre em Educação, com MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Pedagogia. Experiência de mais de 25 anos em gestão, coordenação de treinamentos de formação de equipes de treinamentos em ambientes corporativos e educacionais. Relacionamento com autoridades públicas (prefeituras e secretarias), privadas, estatais e 3º setor para venda /divulgação de projetos, convênios e parcerias. Habilidades e forte experiência em expansão, prospecção, negociação, estruturação e desenvolvimento de projetos, setores, departamentos e equipes. Ampla experiência em estudo, pesquisa e elaboração de materiais e serviços internacionais e nacionais para adaptação didática para os treinadores e para o público alvo de venda. Domínio de elaboração de manual de procedimentos para padronização de processos Desenvolvimento de estratégias que articulam diferentes áreas da gestão: transações comerciais, planos de negócio, formação de equipes, treinamento de produto a equipe comercial e avaliação institucional e desempenho.

  • Ana Maria Silveira Rodrigues
    Área de atuação:Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

    Pedagoga graduada em Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Supervisão Educacional e em Didática do Ensino Superior. Ampla experiência na área de educação, nos segmentos da educação infantil ao ensino médio como professora, supervisora e orientadora educacional. Atuou no Ensino Técnico Profissionalizante como Líder Pedagógica do Senac Saude/ RS. Ministrou palestras de formação de professores nas escolas da rede privada, públicas e secretarias de educação desenvolvendo estudos e formação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Andreza Carvalho
    Área de atuação:Minas Gerais

    Doutoranda e mestre em Linguística do Texto e do Discurso (Faculdade de Letras/UFMG) com foco em análise de livro do professor. Pedagoga (licenciatura e gestão educacional), pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Gestão de Pessoas e Gerenciamento de Projetos. Experiência profissional em formação de professores, instrutora de formação profissional, docente e orientadora de TCC no ensino superior, gestora educacional, palestrante e sempre estudante.

  • Edivaldo Siqueira de Abreu
    Área de atuação:Mato Grosso do Sul e Tocantins

    Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, especialista em Metodologia do Ensino de História, especializando em Coaching Educacional pelo Grupo Rhema Educação. Experiência na área da educação como Professor de Filosofia, Sociologia e Educação Digital, Coordenador Pedagógico, Formação de professores quanto ao uso das novas tecnologias e recursos midiáticos e palestrante corporativo.

  • Eloá Souza
    Área de atuação:Distrito Federal e Mato Grosso

    Possuo ampla experiência em equipes pedagógicas como diretora e coordenadora pedagógica. Atuo em formação de professores e capacitação em plataformas digitais. Experiência em docência do ensino superior. Facilidade em trabalho em equipe, liderança e análise de desempenho. Formação em Desing Thinking Experience, certificação concluída.Mestranda em Tics na Educação.

  • Gardênia Viana
    Área de atuação:Alagoas e Pernambuco

    Entusiasta da transformação educacional, atuante na área educacional há 10 anos, é mestre em filosofia pela UFPE, graduada em licenciatura e bacharelado em filosofia também pela UFPE. Professora convidada na pós graduação de Metodologias Ativas e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação da FAFIRE. Mentora de empreendedorismo educacional no Porto Social. Foi mentora de negócio no Hackathon Internacional Space Apps Challenge NASA EM 2020. Pesquisadora de inovações e tecnologia educacional. Cientista e designer educacional.

  • Jakson R. Ricarte
    Área de atuação:Bahia

    Licenciado em História, Geografia e Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Teologia pelo IBAAD em Belém do Pará. Graduando em Administração de Empresas pela FAT (Faculdade Anísio Teixeira) Especialista em docência do ensino superior e novas metodologias educacionais pelo IPEMIG-MG. Experiência na área da Educação como Professor de História, Sociologia e Filosofia na Rede Pública e Privada, Coordenação Pedagógica e Diretor da FATECI-PI, Diretor de Expansão EaD FAT-BA, Diretor Presidente da EDUCARTE Consultoria Educacional. Professor Universitário, palestrante e formador educacional.

  • Lis Gomes
    Área de atuação:Rio Grande do Norte e Paraíba

    Professora. Pedagoga e escritora. Professional & Life Coach. Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Há 30 anos atuando na área de educação com experiência em gestão de sala de aula (privada e pública), coordenação, direção, orientação educacional e Assessoria Pedagógica. Enquanto Assessora pedagógica já atendeu centenas de escolas em várias regiões do Brasil realizando formações para equipes técnicas e professores. Palestras para pais e alunos. Atualmente se dedica em curadorias que contribuam para formação continuada dos professores.

  • Lucas Santiago Borges
    Área de atuação:Bahia e Sergipe

    Professor há 21 anos, graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB/CAMPUS IV. Especialista em Comunicação e Oratória, pós-graduado lato Sensu em Políticas Públicas Educacionais. Já passou por diversas esferas da educação pública e privada, desde diretoria de colégios, coordenador geral de educação e secretarias de educação em diversos municípios baianos.

  • Lúcia Helena Ribas
    Área de atuação:Goiás

    Pedagoga, pós-graduada em Docência com especialização em Supervisão escolar. Profissional com experiência na área da educação, a mais de 28 anos; como professora, coordenadora pedagógica e assessora, atuando como professora do magistério e também com a coordenação da Educação básica e profissional do SESI SENAI (2008 -2017).

  • Marcos Augusto Fernandes Lopes
    Área de atuação:Pará, Amazonas, Amapá e Roraima

    Graduado em Pedagogia pela Faculdade Ideal – FACI (2007) – Habilitação em Administração e Supervisão Educacional. Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Educação Especial. Professor de Séries Iniciais – Magistério Normal (2002). Qualificação em Atendimento Educacional Especializado – AEE, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007), Língua Brasileira de Sinais – Libras pela Secretaria Municipal de Educação de Belém – SEMEC/PA e Recursos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa/Alternativa – SEMEC. Experiência profissional como bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG/MCT/CNPQ, bolsista do Jardim Botânico da Amazônia – Bosque Rodrigues Alves – JBABRA, docência em turmas de educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, técnico pedagógico da Equipe de Educação de Jovens e Adultos – SEMEC, professor de atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais – SEMEC, Coordenação de programas, projetos, formações continuadas e equipes multidisciplinares em educação especial – SEMEC, docência no ensino superior na Universidade Federal do Pará – UFPA, professor Tutor na modalidade Educação à distância na Universidade Estadual do Pará – UEPA, Coordenação pedagógica do Programa Projovem Urbano – SEMEC, coordenação em Unidade do Programa PRONATEC – SEDUC/PA, Coordenação de Projeto de redução da distorção idade/ano na rede estadual de educação do estado do Pará – MUNDIAR – SEDUC/PA, orientação de trabalho de conclusão de cursos na Universidade Federal do Pará.

  • Marise Moreira Monteiro
    Área de atuação:São Paulo

    Licenciada em pedagogia com especialização em coordenação pedagógica, pela Faculdades Integradas Teresa Martin. Pós graduada em tecnologias educacionais (PUC-SP), design instrucional (SENAC-SP) e educação socioemocional (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).

    Experiência em tecnologia da educação em escola de São Paulo, por dezessete anos, onde também ministrou cursos de formação de professores e de oito anos em Assessoria.  Pedagógica.

  • Patricia Robert
    Área de atuação:São Paulo

    Formada em Magistério, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia, com experiência nos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Médio. Iniciou a carreira como professora, atuando com alfabetização na rede privada. Assumiu novos desafios ao longo da carreira, na coordenação e orientação escolar, com propostas e atividades inovadoras junto a equipe escolar, alunos e a comunidade com foco em uma educação significativa. Assumiu a assessoria pedagógica de escolas pelo Brasil junto a editoras renomadas no meio educacional, promovendo treinamentos para equipe pedagógica e gestora, ministrou palestras para o corpo o docente, discente e administrativo. Ministrou aulas na graduação e pós-graduação em cursos de Pedagogia.

  • Pollyanna Regina de Melo Machado
    Área de atuação:Pernambuco

    Mestranda em Educação pela FUNIBER, Especialista em Docência do Ensino Superior e Graduada em Letras pela FUNESO/UNESF. Educadora Social e coautora das Ecoapostlias no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (2005-2009/SUAPE) – Professora de Língua Portuguesa e Literatura (2002-2009) – Instrutora de Formação de Professores pelo SESI/PE (2006-2008) – Coordenadora Pedagógica pelo Grupo IBEP e Companhia Editora nacional (2007-2018). Atua como Consultora Educacional e Assessora Pedagógica na área de Editoração a mais de 13 anos.

  • Renata Faustino S. Bezerra
    Área de atuação:Ceará

    Mestranda em Educação pela Universidade Interamericana em Assunção – PY. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com Especialização em Gestão Escolar e Técnica em Secretaria Escolar. Atuou como Consultora Pedagógica no processo de implantação de Escolas em Tempo Integral em dezessete estados brasileiros. Professora Universitária, formadora e palestrante no desenvolvimento de formação professores. Organizadora e Autora do Livro Para Compreender a Gestão da Educação (2019).

  • Renata Fontoura
    Área de atuação:Rio de Janeiro

    Pedagoga com habilitação em Administração escolar e docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Também Especialista em Psicopedagogia Institucional e Educação especial pela Universidade Veiga de Almeida. Ampla experiência profissional de aproximadamente 25 anos no ramo editorial, atuando diretamente na consultoria pedagógica e comercial de Livros didáticos, Sistemas de Ensino e na formação de professores oferecendo suporte pedagógico e digital às escolas da Rede Privada de ensino e Secretarias Municipais de Educação, no Estado do Rio de Janeiro e também Espírito Santo dentre outros das regiões Sudeste e Sul.

  • Soraya Aline de Castro Assis
    Área de atuação:Rio de Janeiro

    Educadora, Tutora de EaD. Assessora Pedagógica na Editora do Brasil S/A – Filial RJ e participando das ações de treinamento, capacitação e consultoria aos docentes da Rede Oficial e/ou Rede Particular de ensino. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade, pós graduação em Gestão Educacional Integrada pela Faculdade Afonso Cláudio – FAAC , Especialização em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação pela UERJ. Foi cursista de pós graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pelo LANTE UFF, pós graduanda em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pelo NCE/UFRJ, aluna especial de disciplina isolada do Programa de pós graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB CAP-UERJ / Mestrado Profissional ) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar. Experiência na área de Educação atuando e pesquisando, principalmente, os seguintes temas: tecnologia na prática pedagógica, Flipped Classroom, personalização do ensino, Metodologias Ativas e estilos de aprendizagem.

  • Tania Bárbara
    Área de atuação:Minas Gerais e Espírito Santo

    Graduada em Pedagogia pela PUC MINAS Licenciatura Plena e extensão à Supervisão, Coordenação, Gestão Escolar e Ensino Religioso. Pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC MINAS, Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras, Alfabetização e Letramento pela UEMG, Educação Especial e Inclusiva pela UEMG, Comunicação e Marketing pela Faculdade Pitágoras, Neuro-psicopedagogia Institucional e Clínica Hospitalar pela SENSUPEG e Neuro-psicopedagogia Educacional pela SENSUPEG. Formação continuada em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela WR Educacional, Gestão e Liderança em Administração pela WR Educacional, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Atua como profissional da Educação desde o ano de 1986: Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Supervisora Pedagógica da Educação Básica Geral, Coordenadora/Orientadora Pedagógica do Ensino Médio, Supervisora Educacional de Educação Especial, Professora do Curso de Magistério – Formação Docente, Diretora/proprietária de escola de Educação Infantil.