5 ideias de atividades recreativas em época de provas

1 de dezembro de 2023


Os últimos dias do ano já estão batendo na porta e a época de provas e recuperação pode ser cansativa. Por isso, separamos cinco atividades recreativas para criar momentos de descontração e lazer entre os estudantes.

Atividades para descontrair

Com a rotina de estudos intensa e as provas constantes, são raros os momentos de descontração em sala de aula. Além disso, depois das últimas provas do semestre e durante a fase de recuperação, os estudantes podem acabar desanimados e preocupados com suas notas.

Um modo de amenizar esses momentos mais tensos do ano é com o uso de atividades recreativas que auxiliam o educador a construir um ambiente agradável e motivador.

Filmes, documentários e seriados

Os filmes, documentários e seriados são uma das principais atividades recreativas que podem ensinar, levar a reflexão e promover o descanso para os estudantes.

Ao separar os filmes, selecione produções audiovisuais que consideram algo trabalhado durante o ano letivo ou que tenha relação aos assuntos do momento – como as mudanças climáticas, as redes sociais e o avanço da Inteligência Artificial:

  • Geografia: “Wall-e” (2018) e “Belo Monte, anúncio de uma guerra” (2012);
  • Português e Literatura: “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), “O Auto da Compadecida” (2000) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001);
  • Matemática, Física e Química: “Estrelas Além do Tempo” (2016), “O Jogo da Imitação” (2014), “Jobs” (2013) e Trilogia “Matrix”;
  • História: “O Diário de Anne Frank” (2016), “Getúlio” (2014) e “O Menino do Pijama Listrado” (2008);
  • Biologia: “Procurando o Nemo” (2003), “A Marcha dos Pinguins” (2005) e “Oceanos de Plástico” (2015);
  • Filosofia e Sociologia: “O mundo de Sofia” (1999), “Ensaio sobre a cegueira” (2008) e “Carandiru: O Filme” (2003);
  • Artes: “Rafael – O Príncipe Das Artes” (2017), “Abstract” (2019) e “Laerte-se” (2017);
  • Educação Física: “Invictus” (2009), “Raça” (2016) e “42 – A História de uma Lenda” (2013);
  • Línguas: “Roma” (2018), “Aquarius” (2016) e “Perdi Meu Corpo” (2016).

RPG – Role-playing Game

Os jogos de RPG, do inglês role-playing game e traduzido como “jogos de interpretação de personagens”, é como um teatro, com um roteiro de ações e falas. O RPG possibilita a conscientização espacial e o desenvolvimento da liderança, do trabalho em equipe, do raciocínio lógico e da memorização.

O melhor é que essa atividade não requer o uso de nenhuma tecnologia, favorecendo a distanciação dos fatores que mais tiram a atenção dos estudantes para estar em contato com os colegas de classe.

Como esses jogos necessitam de um enredo estruturado, separe duas ou três aulas para explicar como funcionará a dinâmica da atividade (sistema de pontos, quantidade de personagens e tempo médio de jogo, por exemplo).

Além disso, permita que os jovens auxiliem na construção dos personagens, já que, para o RPG pedagógico surtir efeito, eles precisam estar ativos durante toda a história.

Fonte: Envato

Músicas

Rita Lee, Cássia Eller, Cazuza, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Renato Russo. Esses e tantos outros nomes da música brasileira têm muito a nos ensinar sobre a língua portuguesa e a história do Brasil.

Suas letras dão uma aula de gramática, interpretação de texto, figuras de linguagem, temas da contemporaneidade, da época do Regine Militar no Brasil e seus efeitos na sociedade.

Videogames

Segundo pesquisas internacionais, os videogames podem auxiliar no estímulo da inteligência de crianças ao entender como é a relação dos jovens com as tecnologias.

Alguns jogos podem se tornar a atividade recreativa perfeita para reforçar alguns temas trabalhados em sala de aula durante o semestre ou ano letivo:

  • Perguntados: um dos aplicativos sobre curiosidades mais jogado e conhecido em todo o mundo. Também é possível encontrá-lo na plataforma de streaming Netflix;
  • Assassin’s Creed: o jogo explora momentos importantes da história, como a Terceira Cruzada, a Revolução Francesa e o Renascimento. Com o sucesso dessa série de videogame foram criados livros e filmes;
  • Oxygen Not Included: o jogo perfeito para entender sobre química e física! A trama simula a sobrevivência dos personagens em ambientes sem atmosfera respirável, proporcionando a criação de novas tecnologias e o cultivo de alimentos.

Roda de conversa

As rodas de conversa também podem proporcionar um momento de descontração para os estudantes. Pense em temas em comum entre eles e mantenha a comunicação aberta para comentarem sobre uma série, filme, jogo, anime ou livro que tem feito parte do dia a dia deles.

Esse é um momento importante para deixar que eles falem e se sintam protagonistas em sala de aula, uma ótima atividade para se tornar recorrente no próximo ano letivo!

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h