Podcast  > Arco43 #09 | Educação domiciliar: quais os prós e os contras?

Arco43 #09 | Educação domiciliar: quais os prós e os contras?

Neste episódio do Arco43 Podcast, gravado na feira Bett Educar, nosso host Luís Guidi recebe como convidados os especialistas Ulisses Araújo e Silvia Collelo para uma conversa sobre educação domiciliar.

Quem é Ulisses Araújo? Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), é Presidente da PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2009. Na Universidade de São Paulo é Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). Desde 2012 é membro do Editorial Board do Journal of Moral Education, e desde 2013 é membro do Executive Board da Association for Moral Education. No Brasil, coordena a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas, publicada pela Editora Summus. De 2003 a 2010 foi consultor do Ministério da Educação para o “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, e de 2008 a 2014 coordenou os cursos de especialização sobre ética e cidadania no âmbito da parceria USP/Univesp-Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e de 2014 a 2017 foi Assessor Pedagógico da Univesp. Foi professor-visitante na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) de 2006 a 2010.

Quem é Silvia Collelo? Formada em Pedagogia, fez mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da USP. É docente dessa mesma instituição, vinculando-se aos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atua também como coordenadora e docente da Univesp e como consultora da Secretaria Municipal de Educação pela Unesco. Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia da educação, ensino da língua escrita e formação de professores. Autora de diversos artigos e dos livros: “Alfabetização em questão”, “A escola que (não) ensina a escrever” e “A escola e a produção textual”. Coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” e organizadora do livro “Textos em contextos”.

Ficha Técnica

  • Apresentação: Luís Guidi
  • Convidados: Ulisses Araújo e Silvia Collelo
  • Produção: Léo Harrison – Editora do Brasil
  • Roteiro: Pedro Reinato
  • Gravação e Edição: André Plácido – Agência Bowie
  • Arte de Capa: Rodrigo Grola – Editora do Brasil

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Últimos Podcast

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h