Podcast  > Arco43 #55 | Educação Física dentro da sala de aula

Arco43 #55 | Educação Física dentro da sala de aula

Neste episódio do Arco43 Podcast, nosso apresentador Marcos Keller e nossa comentarista Regiane Taveira conversam com André Vieira, Professor, rapper (BABG) e poeta formado em Educação Física e Pedagogia, pós-graduado em Sociologia que faz parte do  grupo de pesquisas Racnegê – Raça, Culturas Negras e Gêneros Bárbara Scala, Professora de Educação Física, Ergonomia e Ginástica Laboral, formada em Educação Física e Pedagogia, sobre como adaptar atividades da cultura corporal do movimento em espaços mais restritos, como a sala de aula ou a própria casa do estudante. Quais dinâmicas, brincadeiras, projetos e jogos podem ser desenvolvidos para estimular a corporeidade. Além de discutir a importância e o papel da Educação Física como componente curricular que, por vezes, acaba sendo associado a jogos em quadra e ao esporte.

 

Convidados:

André VieiraRapper, poeta e Professor em Atuação na Educação Básica, formado em Educação Física e Pedagogia, pós-graduado em Sociologia. Pesquisador na área de currículo, cultura, diferença, discursos que produzem as diferenças. Atualmente é coordenador do grupo de pesquisas Racnegê – Raça, Culturas Negras e Gêneros (o grupo tem como foco pensar a escolar sob a ótica das diferenças, sobretudo a potencialização dos corpos pretos inseridos no currículo. Práticas que possibilitem o diálogo com estes corpos e suas culturas), Grupo de pesquisas em Educação Física Escolar GPEF – FEUSP.

Bárbara Scala: Professora de Educação Física no Colégio Itá onde também atuou como coordenadora pedagógica, em São Vicente (SP), é formada em Educação Física e Pedagogia, atuou como auxiliar de classe na escola Verde que te quero Verde (São Vicente-SP), professora de Ergonomia no Senac de Santos (SP), Coordenadora de recreadores do grupo Hora de Brincar e palestrante de Ergonomia e Ginástica Laboral na empresa CAT.

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: André Vieira e Bárbara Scala
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Produtor Responsável: Rodrigo Amorim Grola
  • Coordenação do Projeto: Leo Harrison

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Últimos Podcast

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h