Alienação Parental: o que é e como identificar?

28 de novembro de 2023


A alienação parental é um assunto extenso e complexo, pautada por psicólogos e advogados em todo o mundo. Apesar dos variados pontos de vista, neste artigo falaremos sobre o que é alienação parental e sua possível identificação nos estudantes.

O que é alienação parental?

Para se aprofundar no assunto e ficar atento sobre seus efeitos nos estudantes que passam, ou já passaram por isso, vamos entender o que é alienação parental.

Esse fenômeno, identificado por meio da psicologia, está totalmente relacionado às relações não saudáveis entre pais ou responsáveis que influenciam seus filhos, seja em sua fase criança ou adolescente.

Alguns exemplos dessa manipulação psicológica é o afastamento da criança de uma das progenituras sem motivo ou usar de argumentos para difamar um deles e ameaçar o jovem que tenta se aproximar do pai ou da mãe em questão.
Esses casos podem acontecer por diversos motivos, como raiva ou ódio, medo, ciúme e vingança. Além disso, a alienação parental pode ocorrer em casos de separação ou não.

Fonte: Envato

É possível identificar?

A identificação dos impactos nas crianças e nos adolescentes pode ser um processo mais delicado, complexo e longo.

Em alguns casos, o jovem pode apresentar rejeição a um dos parentes, constante estresse e irritabilidade, quadros de ansiedade e depressão, entre outros.

Por isso, indicar a terapia familiar é um dos melhores meios de auxiliar os estudantes e parentes envolvidos na situação. Psicólogos que atuam nessa área realizam o tratamento de todos durante as sessões intermediando a interação.

Livros que educam

Como uma das formas de auxiliar os familiares e estudantes a identificar e tratar a alienação parental, selecionamos três livros da Editora do Brasil que carregam as relações familiares como temática principal. Confira!

Ainda assim te quero bem

 

A obra “Ainda assim te quero bem”, de Caio Riter e Penélope Martins, é inteiramente composta por trocas de mensagens que explora diferentes pontos de vistas sobre o poder do perdão e as relações humanas que nos definem. Durante a trama conhecemos a história de Ana Lúcia que, no passado, tomou a decisão de deixar sua filha com o pai e viver um grande amor. Agora, Ana tenta se reaproximar da filha de 15 anos e muita coisa precisará ser explicada.

 

O rei de Amaurotum

 

O rei de Amaurotum”, de Flávia Côrtes, é o livro certo para despertar em nós o olhar para o mundo de nossos filhos. De um lado, o menino Lucas, rei de Amaurotum, o mundo imaginário que ele constrói para morar. De outro, Anabel, uma mãe de grandes olhos castanhos, que busca adentrar cuidadosamente esse mundo do filho. Dois olhares sobre situações que envolvem muito esforço, respeito e coragem. Duas visões sobre o Transtorno do Espectro Autista, o TEA.

 

Várias maneiras de amar

 

E claro que não poderia faltar um livro para os pequenos! Em “Várias maneiras de amar”, Regina Drummond mostra um pouquinho de como são as relações entre pais e filhotes no mundo animal – inclusive dos humanos, claro. Mesmo que não pareça, cada animal tem o seu jeito de mostrar afeto às suas crias e ensina a elas como sobreviver. São várias maneiras de demonstrar amor.

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h